MENU

02/06/2022 às 07h18min - Atualizada em 02/06/2022 às 07h18min

UNA-SUS-UFMA lança novo curso gratuito e on-line com o tema “Reabilitação da pessoa com complicações pós Acidente Vascular Encefálico”

A capacitação aborda assuntos que vão desde a identificação dos fatores de risco até as complicações relacionadas aos casos de pós-AVE e Acolhimento nas Unidades Básicas de Saúde

Da Redação
Núcleo de Comunicação e Design da UNA-SUS-UFMA
Imagem: Divulgação/Núcleo de Comunicação e Design da UNA-SUS-UFMA
   
O Acidente Vascular Encefálico (AVE) é uma emergência médica e, portanto, o paciente deve ser encaminhado imediatamente para atendimento com o apoio de uma equipe multidisciplinar, a fim de garantir o acolhimento e a intervenção adequada a esses usuários nas Unidades de Saúde. De modo a contribuir na qualidade do atendimento, a UNA-SUS-UFMA abre inscrições para o curso “Reabilitação da pessoa com complicações pós Acidente Vascular Encefálico (AVE)”. A capacitação tem início imediato, e as matrículas ficam disponíveis até 31 de outubro. 

A oferta é fruto da parceria entre o Ministério da Saúde e a Universidade Federal do Maranhão, por meio da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED-UFMA), Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS-UFMA) e Grupo Saite (CNPq-UFMA).

Com carga horária de 30 horas, o curso é gratuito e ofertado na modalidade a distância (autoinstrucional). O público-alvo são os profissionais de saúde envolvidos na reabilitação da pessoa com deficiência, além de profissionais de nível técnico, acadêmicos e demais interessados na temática apresentada pela capacitação.

A oportunidade educacional é desenvolvida em um ambiente virtual inovador com recursos de acessibilidade (como audiodescrição e tradução para Libras), além de estar disponível também em versão para dispositivos móveis. Durante a jornada de aprendizagem, o aluno terá acesso aos diversos suportes educacionais e estratégias de avaliação presentes na oferta, tais como: e-book, infográfico, material em PDF, recurso multimídia e questionário.

 

Temáticas abordadas

Com o curso, o estudante poderá compreender os cuidados específicos para a reabilitação da pessoa com complicações após episódio de Acidente Vascular Encefálico (AVE), considerando as possíveis alterações físicas, auditivas, visuais, intelectuais e emocionais.

Dessa forma, a capacitação apresenta os seguintes conteúdos: "Epidemiologia, fatores de risco e diagnóstico dos casos de AVE"; "Atenção à saúde da pessoa com AVE na Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência"; "Acolhimento, abordagem interdisciplinar, apoio emocional e acesso dos usuários às Unidades Básicas de Saúde"; "Avaliação funcional e reabilitação da pessoa com AVE"; e "Complicações relacionadas aos casos de pós AVE (aspectos nutricionais e de higiene oral)".

Ao concluir a capacitação, o estudante receberá o certificado gratuito reconhecido pelo MEC e validado pela UFMA.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »