MENU

01/06/2022 às 19h20min - Atualizada em 01/06/2022 às 19h20min

Operação que resultou na morte de suspeito em São Luís termina com 14 pessoas presas

A operação da Polícia Civil contra integrantes de facção criminosa foi realizada nas regiões da Ilhinha e São Francisco, na manhã desta quarta-feira

Assessoria/Polícia Civil
Policiais civis durante coletiva de apresentação do resultado da operação - Foto: Divulgação/Assessoria/PC-MA
 
A Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) divulgou o resultado da operação policial, iniciada nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (1º), nos bairros da Ilhinha e São Francisco, em São Luís, que resultou com um suspeito morto em confronto com os policiais. A operação terminou com 14 pessoas presas e 14 mandados de busca e apreensão cumpridos contra suspeitos de integrarem uma organização criminosa atuante nos crimes de tráfico de drogas, homicídios e de crimes contra o patrimônio.

Segundo a PC-MA, a megaoperação, que tinha como objetivo combater o crime de associação criminosa, foi coordenada pelo Departamento de Combate ao Crime Organizado (DCCO) da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC), com apoio operacional de outras superintendências e departamentos da Polícia Civil e também da Polícia Militar.

Os dados da operação foram apresentados durante uma coletiva de imprensa realizada na Delegacia Geral de Polícia Civil, em São Luís, que contou com as presenças do delegado-geral de Polícia Civil, Jair Paiva; o superintendente da SEIC, Augusto Barros e dos delegados do Departamento de Combate ao Crime Organizado (DCCO), Tiago Dantas e Bruno Aguiar.  

De acordo com o delegado Tiago Dantas, do DCCO, a operação policial foi programada após dois anos de investigações, que apurava a atuação de uma associação (‘facção’) criminosa em que seus integrantes seriam autores de uma série de crimes executados na região da Ilhinha e São Francisco, bem como em outras localidades da capital. Entre os crimes cometidos pelo grupo estão tráfico de drogas, roubos e homicídios.

Durante a operação, a PC-MA cumpriu 14 mandados de busca e apreensão, 11 mandados de prisão e ainda prendeu três pessoas em flagrante por tráfico de drogas. A polícia também apreendeu cerca de 20 quilos de maconha e crack, além de mais de 500 comprimidos de ectasy.

Na ação policial ainda foram apreendidas três armas e munições de vários calibres.

O delegado-geral, Jair Paiva, classificou a operação como bem-sucedida, pois as prisões focaram exclusivamente nos líderes da organização de criminosa, que atuava na região e que, por esse motivo, a ação policial conseguiu desmontar a base do esquema criminoso.

Durante a operação policial, um dos investigados entrou em confronto direto com os policiais e acabou sendo alvejado. O homem, identificado apenas como ‘Neto’ ou ‘Netão’, foi encaminhado ao Hospital Municipal de Urgência e Emergência Djalma Marques (Socorrão I), mas não resistiu aos ferimentos e foi a óbito.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »