MENU

31/05/2022 às 20h02min - Atualizada em 31/05/2022 às 20h02min

Alunos do SESI desembarcam em São Luís e Imperatriz e comemoram bons resultados no Festival SESI de Robótica

A equipe Pugnator, de F1 in Schools, e Phoenix Robot, de FLL, garantiram troféus na categoria “Core Valeus” e Projeto Social. E pela primeira vez, o Maranhão conquista o troféu de melhor técnica da competição

Coordenadoria de Comunicação e Eventos do Sistema FIEMA
Foto: Divulgação
 
SÃO LUÍS – Os alunos do SESI Imperatriz e São Luís desembarcaram na capital maranhense e região Tocantina, após participarem do Festival SESI de Robótica, realizado de 26 a 29 de maio, em São Paulo. 
 
Por lá, os alunos mostraram seu potencial na competição, que reuniu alunos do SESI, de escolas públicas e privadas de todo país, e conseguiram êxito ao conquistarem boa performance ganhando destaque com troféu de Projeto Social e Core Valeus.  

A equipe maranhense de FLL, Phoenix Robot, vibrou junto com familiares a conquista do troféu de “Core Valeus”, que destaca os valores fundamentais que norteiam a competição, entre eles, o trabalho em equipe. Já a ecuderia Pugnator, da F1 in Schools, acumula pela segunda vez consecutiva, o troféu “Projeto Social”.  

Mãe da estudante Lara Coelho, da equipe Pugnator, Gleyci Monteles destaca que a iniciativa é importante para a carreira dos jovens. “É emocionante demais, porque aqui nós acompanhamos todo o esforço deles no treinamento e para alcançar essa vaga, irem para outro e Estado e alcançarem êxito”, afirma.  

O Maranhão teve reconhecimento nacional também na categoria de técnico destaque. A professora do SESI Imperatriz, Conceição Oliveira, foi considerada a melhor técnica da competição. “A primeira vez que trazemos premiação nessa categoria. O que para mim é uma honra, por saber que estamos no caminho certo”, afirma orgulhosa a técnica das equipes de Imperatriz.  

O Festival SESI de Robótica não é feito somente de robôs, é muito mais que isso. Envolve a dedicação e empenho dos competidores na construção de seus projetos, treinos intensivos e no trabalho em equipe ao longo de cada temporada.  

Para Geovanna Jorge (17), integrante da equipe Pugnator “foi uma experiência incrível, porque estávamos participando somente das temporadas online, e agora, ter a oportunidade de ir presencialmente, sentir a energia das outras equipes ganhando um prêmio nacional representando nosso estado foi muito gratificante”.  

O tema da temporada deste ano esteve relacionado a transporte e logística e desafiou aos jovens a repensarem um caminho a fim de solucionar problemas relacionados ao futuro do transporte, buscando soluções para problemas do dia a dia da sociedade moderna.  

O professor de física do SESI e técnico da equipe Pugnator garante que a iniciativa soma muito para a vida estudantil. “Somos bicampeões no projeto social, sendo duas vezes a melhor equipe do Brasil. E para esses alunos, fica sendo uma experiência única que agrega muito para a vida”. 

O superintendente regional do SESI, Diogo Lima, integrou a comitiva maranhense, juntamente com professores, técnicos e coordenadores do SESI Maranhão, que estiveram em São Paulo, e foram recepcionados pela equipe da organização do evento e pelo diretor Nacional de Operações do SESI, Paulo Mól, no Festival.  

“A cada temporada conseguimos destaque dentro da nacional, e isso é bem positivo para nós, que fazemos o SESI Maranhão. As nossas equipes demonstram sua garra, desempenho, o que nos deixa muito orgulhosos, certos de que colocaremos sempre o nosso estado em evidência como merece”, destaca o superintendente.  

Os competidores maranhenses estão ainda na expectativa de sua participação na Open do Brasil, marcada para agosto, no Rio de Janeiro, e seguem aguardando a lista de classificação, que depende de critérios nacionais e internacionais, e ainda não tem data específica para divulgação.  

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »