MENU

31/05/2022 às 17h47min - Atualizada em 31/05/2022 às 17h47min

Mostra cultural marca encerramento do curso Aperfeiçoamento em Educação Popular em Saúde

Evento, ocorrido nessa segunda-feira (30), contou com exposição de eixos temáticos por meio de atividades lúdicas

Paula de Társsia - Ascom
Foram montadas barracas correspondentes aos eixos temáticos desenvolvidos no EdPopSUS - Foto: Edmara Silva
 
Para marcar o encerramento do Curso de Aperfeiçoamento em Educação Popular em Saúde (EdPopSUS), os Agentes Comunitários de Saúde de Imperatriz realizaram uma mostra cultural na Beira Rio. Evento, ocorrido nesta segunda-feira (30), contou com exposição de eixos temáticos por meio de atividades lúdicas: contação de história, massagens, chás, plantas medicinais, práticas de cuidados pessoais e outras.

Sentimento de gratidão por mais um passo no fortalecimento da saúde básica de Imperatriz, é assim que define a aluna do EdpopSUs, Josefa  Fialho. “Foram meses de muito conhecimento, convivências que agregaram ao nosso trabalho, assim refletindo no contato direto com a população. Só temos a agradecer por concluirmos o curso”, comentou.

Fabiane de Sousa, Agente Comunitária de Saúde, reforçou as palavras da colega de profissão e de turma no que diz respeito ao crescimento profissional adquirido durante a capacitação. “Muito aprendizado, até mesmo de vida, pois além da parte teórica, construí grandes amizades. Esse momento aqui é muito emocionante, pois é a finalização de um ciclo e início de outro”, disse.

O coordenador do Núcleo de Educação Permanente em Saúde, Manoel Alves Pereira, responsável pelo curso explica que o EdPopSUS tem o objetivo de promover a qualificação da prática educativa de profissionais da saúde e lideranças comunitárias que atuam em territórios com cobertura da Atenção Básica do SUS.

“É uma capacitação feita por educadores populares que busca agregar os diversos povos e compreender as peculiaridades deles na efetivação dos serviços de saúde. Além disso, busca refletir criticamente o próprio trabalho a partir dos princípios, lógicas e ferramentas da Educação Popular em Saúde”, destacou.

Nesta etapa, 200 agentes participaram da capacitação que teve quatro meses de duração, divididos em oito eixos temáticos. “São 200 concluindo, mas no total, em Imperatriz, já são 500 profissionais da saúde com a formação. Importante destacar que foram priorizados os nossos agentes do último seletivo, visto que estavam iniciando a prática. Assim vamos fortalecendo a nossa Atenção Primária”, ressaltou a coordenadora da Atenção Básica, Sormanne Branco.

EdPopSUS - O EdPopSUS é uma iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com a Escola Politécnica em Saúde Pública Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz. Em Imperatriz, é desenvolvida pelo Núcleo de Educação Permanente em Saúde, em parceria com a Prefeitura e a Universidade Federal do Maranhão.

A capacitação de Educação Popular em Saúde é composta pelos seguintes eixos temáticos: A construção da gestão participativa e a experiência como fio condutor do processo educativo; a educação popular no processo de trabalho em saúde; o direito à saúde e a promoção da equidade; Território, lugar de história e memória; participação social e participação popular no processo de democratização do Estado e território, o processo saúde-doença e as práticas de cuidado. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »