MENU

30/05/2022 às 19h23min - Atualizada em 30/05/2022 às 19h23min

Lançado Festejo em Honra a Santo Antônio de Pádua

Raimundo Primeiro
Padre Ribamar Vieira dá as boas-vindas aos paroquianos e convidados - Foto: Divulgação
 
Com o tema “Santo Antônio, missionário da educação e da paz”, foi lançado, na manhã desta segunda-feira, 30 de maio, o 39º Festejo em Honra a Santo Antônio de Pádua, no pátio da Igreja, localizada na rua Ceará, nº 1301, no bairro Nova Imperatriz, com a presença da imprensa e convidados.

Com uma variada programação, após dois anos, em virtude da pandemia de covid-19, a edição 2022 do festejo será realizada entre 1º e 13 de junho, no pátio da paróquia, presencialmente, a exemplo de anos anteriores, inclusive com leilões, todas as noites, conforme informou a reportagem de O PROGRESSO Maria Capixaba, coordenadora paroquial.

Nesta quarta-feira (1º/06), primeiro dia, as atividades começam com a Trezena, às 18h30, sendo que às 19h, será celebrada missa e, logo depois, a partir das 20h, movimento de barracas, com a venda de comidas típicas regionais, no pátio da igreja.

Diversas autoridades estiveram presentes, além de jornalistas, dos empresários Manoel Marcone Marques e José de Ribamar Cunha Filho, cujas empresas de suas propriedades, patrocinam o Festejo em Honra a Santo Antônio de Pádua. 

O vereador Chiquim da Diferro representou, na solenidade, a Câmara Municipal de Imperatriz.

A O PROGRESSO, o padre Ribamar Vieira, pároco de Santo Antônio de Pádua, frisou esperar contar com a participação expressiva dos paroquianos, reforçando o convite para que os imperatrizenses prestigiem o festejo. 

Os leilões virtuais também serão desenvolvidos sob a coordenação de João Maurício Martins. De acordo com ele, já foram realizadas vinte edições, em diversas paróquias, por ocasião da pandemia do novo coronavírus, durante os festejos, somando um total de R$ 110 mil reais.

Paulo de Tarso, coordenador do festejo, confirma o bolo com um par de alianças. O padre Francisco Rodrigues, pároco de Nossa Senhora Aparecida, Igreja situada no Entroncamento, em Imperatriz, compareceu.

MISSAS E CELEBRANTES - Dia 1º, quarta-feira – Padre Ribamar Vieira, pároco de Santo Antônio de Pádua (Imperatriz).
Dia 2, quinta-feira – Padre Nonato Costa, pároco de Santa Inês.
Dia 3, sexta-feira – Padre Felinto Elísio, pároco Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
Dia 4, sábado – Padre Denner Gregório, vigário Santa Rita de Cássia.
Dia 5, domingo – Padre Moisés Dias, pároco Santo Antônia Pádua (Davinópolis).
Dia 6, segunda-feira – Padre Sandro Lima, pároco Nossa Senhora da Penha (Vila Nova dos Martírios). 
Dia 7, terça-feira – Padre Francildo Guimarães, pároco São João Batista (Açailândia).
Dia 8, quarta-feira – Padre Edmar Gonçalves, pároco Santa Teresa D’Ávila (Imperatriz).
Dia 9, quinta-feira – Padre Cícero Alves, pároco Nossa Senhora das Dores (Imperatriz).
Dia 10, sexta-feira – Padre Mosar Oliveira, pároco São José do Egito (Imperatriz).
Dia 11, sábado – Padre Edinaldo Melo, vigário Santa Inês (Imperatriz).
Dia 12, domingo – Padre Ribamar Vieira, pároco Santo Antônio de Pádua (Imperatriz).
Dia 13, segunda-feira – Dom Vilsom Basso, bispo da Diocese de Imperatriz.

QUEM FOI SANTO ANTÔNIO  - Fernando Antônio de Bulhões nasceu em Lisboa, Portugal, em 15 de agosto de 1195, único filho de uma família nobre e rica. Era um jovem que tinha grande afeição pelos estudos. Aos 19 anos, entrou para o Mosteiro de São Vicente dos Cônegos Regulares de Santo Agostinho, onde morou por 2 anos. Logo em seguida, é transferido para Coimbra, sendo ordenado sacerdote, onde viveu por 10 anos.

Ainda em Coimbra, mudou-se para o Mosteiro de São Francisco de Assis assumindo o nome de Frei Antônio, mas não permaneceu por muito tempo. Logo depois, pediu permissão para evangelizar no Marrocos, mas adoeceu-se e retornou para Portugal, em sua viagem de volta para em Sicília, Itália, onde conheceu São Francisco de Assis.

Por ter conhecido São Francisco, ficou encarregado das formações teológicas do mosteiro. Ele é enviado a Roma para tratar de assuntos do Papa Gregório IX e se torna a Arca do Testamento, ensinando seus alunos a evangelizar e pregar ainda mais. Após a morte de São Francisco, é enviado a Roma para apresentar a Regra da Ordem de São Francisco.

Sua morte aconteceu nas portas de Pádua, Itália, em 13 de junho de 1231, com 36 anos, dizendo: “Ó Virgem gloriosa que estais acima das estrelas, estou vendo o meu Senhor”.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »