MENU

30/05/2022 às 19h21min - Atualizada em 30/05/2022 às 19h21min

Padre e ex-presidente da Diretoria do Círio de Nazaré recebem Título de Cidadão Montealtense

João Rodrigues
Padre Luzimar, Albano Martins e o vereador Jerônimo dos Santos - Foto: Mauricio Martins
 
MONTES ALTOS – O padre Luzimar Moura da Luz e o ex-presidente da Diretoria do Círio de Nazaré, em Belém (PA), Albano Henriques Martins Júnior, foram homenageados com o Título de Cidadão Montealtense. A honraria é um reconhecimento pelo empenho dos dois na realização do Cirio de Nazaré de Montes Altos, cuja primeira edição aconteceu em setembro do ano passado.

O título de cidadania, atualmente a maior honraria concedida pela Câmara Municipal de Montes Altos, foi entregue numa solenidade realizada na noite da última sexta-feira (27), na Paróquia de Nossa Senhora de Santana em Monte Altos, marcada pela emoção.

Com o prédio da Câmara em obras, a presidência da Câmara acatou a ideia de realizar a sessão solene na paróquia, logo após a missa na presença de dezenas de feis e convidados.
Prestigiaram a sessão, seis dos nove vereadores, o prefeito Domingos. Pinheiro Cirqueira, o popular Domingos França e esposa, o vice-prefeito José Garibaldi Ferraz de Souza e esposa, além de secretários e o padre Josimar da cidade de Nazaré-TO, entre outros.

O presidente da Câmara, Jerônimo Vitor dos Santos se disse feliz pela sessão especial, para reconhecer o bom trabalho do padre Luzimar e de Albano que acreditou e apoiou a criação do Cirio em Montes Altos e até se emocionou durante seu discurso ao falar da cidade e de sua família.

A vereadora professora Deusirene Ribeiro Lira, também fez uso da palavra, ela foi a autora do projeto de Resolução que concedeu o título de cidadão ao padre Luzimar. Já o título de Albano Martins foi de autoria da Mesa Diretora da Câmara, mas ambas as matérias foram aprovadas por unanimidade.
 
Albano e Luzimar fecharam a solenidade com seus discursos em que agradeceram a homenagem. O Albano, que é advogado, fez questão de destacar o empenho de Mauricio Martins na criação do Cirio montealtense.

“A vinda do Cirio de Nazaré para Montes Altos foi a mesma ideia de Maria que foi visitar Isabel, nas montanhas da Judéia. O sim de Maria favoreceu a vinda de Jesus, o sim do povo de Belém favoreceu a vinda do Cirio para Montes Altos e isso foi bom por que a comunidade cresceu e talvez, isso sou eu quem está pensando, isso favoreceu a nossa cidade”, avaliou padre Luzimar Moura.

O sacerdote se disse feliz e acreditar que o título de cidadania é uma percepção da própria comunidade em relação a sua pessoa e a Igreja acolhe com muito carinho essa avaliação.

Já Albano Martins disse que “para nós é um motivo de muita alegria”. “Para nós é uma grande alegria. Nossa Senhora de Nazaré tem lá no Pará o título de Rainha da Amazônia, e o Maranhão, essa parte Oeste do Maranhão é Amazônia Legal, faz parte, é um Estado irmão nosso e a gente fica muito satisfeito em ver essa devoção Mariana chegar a Montes Altos”, disse acrescentando que, ao ser procurado em Belém, pelo padre Luzimar e Mauricio os atendeu da melhor forma e todos os trâmites foram cumpridos e o Cirio aconteceu na cidade maranhense que tem como uma das referências uma réplica da Torre de Pisa.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »