MENU

29/05/2022 às 07h58min - Atualizada em 29/05/2022 às 07h58min

Como melhorar foco e concentração? Confira oito dicas

Nesta edição do Dr. Ajuda, o Dr. Douglas Calderoni dará mais detalhes sobre o assunto

Dr. Douglas Calderoni - Canal Doutor Ajuda
Brasil 61

Às vezes, temos a sensação de que nossa memória já não é mais a mesma, que estamos mais lentos que o habitual. Algumas pessoas atribuem isso a “velhice”. Mas você sabia que isso pode ser decorrente de uma série de comportamentos prejudiciais que temos e que isso pode melhorar muito? 

É possível melhorar o foco e se distrair menos com algumas mudanças no seu dia a dia.

8 dicas importantes:

  1. Cuide da sua alimentação: Ficar muito tempo em jejum atrapalha muito quem busca concentração. Isso porque o nosso cérebro requer uma grande quantidade de energia para funcionar bem.
  2. Ouça música: Fones de ouvido podem ser um recurso excelente para manter o foco. Além de reduzir o ruído ambiente, ouvir música pode trazer bem-estar. Mas cuidado com a escolha da música, ela deve ser uma que não te envolva demais e nem que leve seu pensamento para outro lugar, evite músicas depressivas. É importante que você não se envolva demais com a trilha sonora, apenas relaxe com ela.
  3. Mantenha o ambiente organizado: Um dos grandes problemas que atrapalham a concentração é o acúmulo de papeis em cima da mesa, objetos desnecessários, muitas abas abertas no navegador da internet, tarefas começadas e não concluídas. 
  4. Evite distrações: Elimine objetos e estímulos que possam te distrair. 
  5. Divida sua jornada: O cérebro humano consegue se fixar num único assunto, em média 50 ou 60 minutos. Depois desse período, a atenção inevitavelmente diminui.
  6. Faça uma coisa de cada vez e faça até o fim.  Quando fazemos várias coisas ao mesmo tempo e começamos um projeto antes de terminar o outro, dizemos ao cérebro que ele está certo em mudar o foco de uma coisa para outra
  7. Controle os pensamentos: Procure não se ater a pensamentos negativos como “Não vai dar tempo”, “Tenho muitas coisas para fazer” 
  8. Aprenda a meditar. Meditação pode ser extremamente eficaz para melhorar a concentração. Há diversos aplicativos de celular e vídeos no Youtube que ensinam a meditar. 5 a 10 minutos entre uma tarefa e outra de meditação já pode ser eficaz para aumentar o foco.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »