MENU

27/05/2022 às 17h09min - Atualizada em 27/05/2022 às 17h09min

Decoração de São João na capital maranhense atrai turistas e movimenta economia

Da Redação
SECOM/MA
Decoração em São Luís atrai turistas e movimenta economia - Foto: Brunno Carvalho
 
Rua da Estrela, da Palma, do Giz, Portugal. Por todos os lados São Luís está movimentada, mais do que o normal. Quem caminha pelas praças e ruas do Centro Histórico não consegue passar indiferente às bandeirinhas: chegou o São João. A abertura oficial da festa, que promete ser a maior do Brasil, com 60 dias de duração, acontece nesta sexta-feira (27), com um cortejo de bois no Centro Histórico. A cidade, porém, está enfeitada desde o início da semana.

O frenético ir e vir agita o comércio e movimenta a economia. Dona Cláudia, como gosta de ser chamada, é comerciante. Com seu carrinho de bebidas “estacionado” na Praça Nauro Machado, ela precisa pedir licença pros clientes para falar com a reportagem.

“Antes estava péssimo, a gente vinha pra cá e não vendia nada. Agora que liberou as coisas [por causa da pandemia] melhorou, então veio o São João e, principalmente agora, com as bandeirinhas, está muito melhor. Minha expectativa é faturar bastante. Agora que entrou o São João a gente tá faturando bem mesmo. Eu estou feliz, muito feliz mesmo, fiquei muito contente com essa decoração. E o Maranhão é assim, aqui é muito bom, muito animado, todo mundo gosta muito de São João, do bumba meu boi, do Cacuriá e das quadrilhas. Então eu faço um convite para os turistas, venham para cá, venham agora e venham sempre, por que as coisas melhoraram 100%”, disse.

Márcia Andrade e Franci Machado são professoras em São Paulo capital. Com as sacolas cheias de presentes e lembranças, elas prometem voltar para o Sudeste e organizar uma festa junina na escola. A temática: o São João do Maranhão.

“A primeira impressão que eu tive foi que a cultura é bem pitoresca. É bem diferente de tudo que eu já vi. Eu já fui em outras cidades do Nordeste e aqui é superdiferente, cidade animada, colorida, o pessoal daqui parece que ‘veste’ bem a cultura. Chegamos hoje, vamos passar uns dias em Barreirinhas, conhecer os Lençóis, e assim, o São João parece que vai ser bem animado, né!? A gente soube antes, vimos pela internet que tem os ensaios, o cortejo, e nós queremos assistir, para poder ver como que é a quadrilha, se é igual em São Paulo, se o pessoal é animado mesmo”, afirma Franci.

“E quando voltar para São Paulo, nós, como professoras, temos uma nova cultura para mostrar, vamos levar foto, para divulgar, contar o quanto é bom conhecer outros lugares, outras culturas. Principalmente quando é assim, tudo muito bonito, muito colorido. Se alguma pessoa estiver triste ou desanimada, só de ver esse colorido, toda essa decoração, já se anima. Fora o pessoal daqui que é muito acolhedor, tudo está muito bom”, completa.

Marcia também está encantada com a decoração de São João e com o clima de festa. “A cidade é linda, muita água, estou acostumada a visitar o lado seco do Nordeste e aqui é água por todos os lados. Esses azulejos, eu tinha o sonho de conhecer, porque eu vejo na televisão que é a capital do azulejo. E assim, tudo está lindo, comprei uns boizinhos para levar para a escola, eu estou amando essa viagem”, garante.

Aluno da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Junior Silva tem 20 anos e cursa Turismo. Ele quis dar um passeio pela cidade para olhar com seus olhos a decoração do Centro. “Eu estou achando maravilhoso já que a gente passou dois anos parado, sem nenhuma comemoração, ainda mais pro ramo do Turismo, que é o que curso. Esse ano está mais decorado do que a última edição, estou achando tudo muito bom porque quanto mais turistas vendo o nosso São João, mais renda para a cidade, mais conhecimento da nossa cultura lá fora. E eu gostaria de fazer um convite: venham visitar o Maranhão no tempo de São João, que a nossa festa é uma das melhores do Brasil”, diz.

A programação completa da festa, organizada pelo Governo do Maranhão, está disponível nas redes sociais pelo @governoma, tanto no Twitter como no Instagram, e em /governodomaranhao no Facebook.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »