MENU

26/05/2022 às 22h43min - Atualizada em 26/05/2022 às 22h43min

Em Gurupi, Dimas propõe que novo hospital seja universitário e com gestão da Unirg

Objetivo é permitir a captação de mais recursos federais da Saúde e Educação

Assessoria
Reunião de Ronaldo Dimas com professores e sindicalistas da Unirg - Foto: Divulgação
 
O pré-candidato a governador Ronaldo Dimas (PL) apresentou proposta para que a Universidade de Gurupi (Unirg) assuma o comando do novo hospital regional da cidade, cujas obras ainda estão em fase de conclusão.

A proposta de Dimas foi detalhada durante reunião com a Associação de Professores Universitários de Gurupi (Apug) e com o Sindicato de Servidores da Unirg, na manhã desta quarta-feira, 25 de maio.

Com a passagem da gestão para a Unirg, o hospital passaria a ser universitário o que abre a possibilidade de receber ao menos 25% a mais de recursos federais via ministérios da Saúde e da Educação. Ao mesmo tempo, a universidade seguiria formando profissionais da área da saúde, criando um círculo virtuoso. “A experiência mostra que os hospitais geridos por universidades têm melhores resultados. Nossa proposta fortalece a comunidade acadêmica, fortalece o hospital regional e cria melhores condições de se atender a população”, destacou Dimas.

A reunião contou com a participação do presidente da Apub, Antônio Neto, com o presidente do Sindicato dos Servidores da Unirg, Walter Coelho Almeida, com o dirigente da Unirg Plínio Sabino, e outras pessoas da comunidade acadêmica.

A proposta de Dimas foi bem recebida pelos diretores e servidores da Unirg, que concordam com a iniciativa.

Os professores manifestaram sua preocupação com a situação da Unirg e pediram apoio do governo estadual para fortalecer a instituição. Eles lembraram, inclusive, que as cidades de Colinas e Guaraí fecharam suas faculdades municipais, algo que não pode ocorrer em Gurupi.

Além da gestão do hospital, Dimas propõe que o Estado possa fortalecer a Unirg com compras de bolsa de estudos e programas de crédito educativo.

Hospital regional é sonho antigo e se arrasta há quase uma década
Com obras lançadas pelo governo do Estado ainda em 2013, o novo Hospital Regional de Gurupi já passou por cinco governadores sem ter sido entregue à população. Para Dimas, a conclusão dessa obra e a transformação do estabelecimento de saúde em universitário será uma prioridade. “O hospital regional ele serve todo o Sul do Estado e, inclusive, fortalece Gurupi na disputa econômica com as cidades do Norte de Goiás. Onde há serviços públicos de qualidade, a iniciativa privada vem junto para fazer os investimentos que gerem emprego e renda”, detalhou o pré-candidato.

Enquanto não é concluído, o atual hospital regional de Gurupi segue sobrecarregado e sem condições de atender toda a demanda. “Mudar essa realidade, ter planejamento, fazer com que o Estado tenha uma visão de futuro com resultados concretos para a população é nosso objetivo”, destacou Dimas.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »