MENU

24/05/2022 às 19h29min - Atualizada em 24/05/2022 às 19h29min

Setran reforça fiscalização do transporte irregular de areia

Segundo o Código Brasileiro de Trânsito, veículos de carrocerias abertas só podem transportar cargas com guardas laterais fechadas

Islene Lima – Ascom
Agentes da Secretaria de Trânsito fiscalizando caminhões na Avenida Pedro Neiva de Santana - Foto: Divulgação
 
No último fim de semana, o trecho da Avenida Pedro Neiva de Santana, da entrada do Jardim América até a Vila Lobão, ficou prejudicado por areia que caiu de um caminhão e ficou espalhada na pista, oferecendo risco, principalmente aos ciclistas e motociclistas que trafegam entre os municípios de Imperatriz e João Lisboa. 

De acordo com o secretário de Trânsito, Leandro Braga, nesta época do ano, devido à estiagem do Rio Tocantins, muitos motoristas, donos de caminhões ou carros de carrocerias, fazem o transporte da areia sem se preocupar se as laterais das caçambas estão fechadas, se a carga está totalmente coberta com lonas apropriadas ou dispositivos similares, e em bom estado de conservação. “Não fazem a transposição do material de forma correta, gerando transtornos e até fatalidades em alguns casos”, comenta. 

O coordenador de trânsito, Hodislan Maciel, explica que a fiscalização nesse tipo de imprudência ocorre durante todo o ano, entretanto, destaca que nesse período é mais comum flagrar caminhões transportando areia sem nenhuma proteção.

“Mesmo sendo crime e com fiscalização, em Imperatriz ainda é comum essa categoria de infração de trânsito. A transposição irregular suja as vias, pode causar sinistros, e em alguns casos até mortes. É uma atitude grave que deve responsabilizar o condutor que ainda insiste em transportar o material sem proteção”, enfatiza Hodislan.

Além da fiscalização com o transporte irregular, os agentes estão de olho na documentação do condutor, e na licença ambiental que permite a retirada da areia em alguns lugares e outros não, conforme as leis vigentes do município.A areia no asfalto  pode causar a queda de ciclistas e motociclistas, provocando ferimentos e em casos mais graves, até a morte. Situação que também pode prejudicar quem caminha nas proximidades, pedestres que podem ser atingidos por veículos desgovernados após o contato com areia na pista.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »