MENU

20/05/2022 às 19h44min - Atualizada em 20/05/2022 às 19h44min

UEMASUL participa de feira de agronegócios no sul do Maranhão

Reitora, professores, acadêmicos e empresa júnior representam a universidade na maior feira de agronegócios do estado

Lorena Guimarães
Ascom/UEMASUL
Representantes de todos os campi participam do evento durante esta semana - Foto: Ascom/UEMASUL
 
Entre os dias 16 e 20 de maio a Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) participou da 18ª edição da Agrobalsas. O evento aconteceu na fazenda Sol Nascente, em Balsas (MA), e é organizado pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Corredor de Exportação Norte (Fapcen).  O estande da universidade estava localizado na Arena de Inovação e Empreendedorismo, onde também estão Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhã (FAPEMA), Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e entidades do Sistema “S”.

Com espaço reservado para recepção de visitantes, o estande da UEMASUL disponibilizou informações sobre cursos, campi e ações desenvolvidas dentro do contexto regional. Na abertura do evento, na segunda-feira, 16, o estande recebeu as visitas do governador Carlos Brandão, do secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Davi Telles; do presidente da FAPEMA, André Santos, da representante da direção geral do IEMA, Giovanna Cutrim; e do vice-reitor da UEMA, Walter Canales Sant’ana, além de estudantes e da população da região.

A reitora da UEMASUL destacou a importância da presença da universidade no evento. “Estamos em um ambiente onde há muita troca de conhecimentos. A experiência é rica para os estudantes e para a própria gestão superior da universidade. Aqui podemos mostrar o que está sendo desenvolvido pela UEMASUL e como estamos contribuindo para desenvolvimento regional, e além de mostrar, também podemos observar bons resultados na área de educação e desenhar futuras parcerias” disse a professora Luciléa Lopes Gonçalves.
Ecoagra Jr.

Também participou do evento,  no estande da UEMASUL a Ecoagra,  empresa júnior dos cursos de Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal e  Medicina Veterinária do Centro de Ciências Agrárias (CCA), localizado no campus Imperatriz. A empresa é composta por 15 acadêmicos e acadêmicas da UEMASUL e oferta serviços de assistência técnica, projetos agropecuários e florestais na Região Tocantina. A instituição, fundada em agosto de 2020 é vinculada às Federações Maranhense (Maranhão Júnior) e Brasileira (Brasil Júnior) de empresa júnior.

Durante a feira, representantes da empresa dialogaram e apresentaram seus serviços a possíveis clientes. Segundo a acadêmica Aline Guarim, “dessa forma a empresa ganha visibilidade entre aqueles que tem interesse em realizar serviços agropecuários e florestais. A Agrobalsas é de suma importância na troca de conhecimentos e contatos para futuras parcerias, e a presença da Ecoagra no evento nos aproxima de acadêmicos, clientes e visitantes”.

Apesar de possuir atuação independente, a empresa recebe orientação de professores da UEMASUL. Atualmente a professora Thatyane Pereira é responsável por auxiliar a empresa em suas atividades. “A participação na Agrobalsas por meio da empresa júnior proporciona aos acadêmicos do CCA uma vivência diferenciada do ambiente de sala de aula, com oportunidade de apresentar-se pela Universidade, ao mercado de trabalho. Proporciona que os discentes demonstrem suas habilidades em processos de gerenciamento, oratória, atendimento e negociação ao cliente, bem como sentem-se mais motivados a empreender e tornarem-se donos de seus próprios negócios.” afirmou a professora.

A empresa tem ganhado  destaque estadual desde seus primeiros meses, ao entrar no mercado conquistando espaço e clientes rapidamente. Atualmente, a Ecoagra é a maior empresa júnior maranhense em número de faturamento, o que a projeta para o cenário nacional das empresas do mesmo segmento. A empresa tem destaque ainda em sua atuação alinhada aos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU, assim vem alcançando metas para que sua atividade colabore com o futuro do planeta às próximas gerações. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »