MENU

19/05/2022 às 18h18min - Atualizada em 19/05/2022 às 18h18min

Um lugar para fechar negócios: Expo Indústria Maranhão 2022

A feira realizará encontros e rodadas de negócios nacionais e internacionais de 26 a 29 de maio, no Multicenter Negócios e Eventos. A expectativa é gerar R$ 280 milhões

Imprensa/Sistema FIEMA
Para um auditório lotado, presidente da FIEMA, Edilson Baldez falou da importância da EXPO e do PDF para a indústria maranhense - Foto: Divulgação
 
Que tal fazer um excelente negócio? Um dos objetivos da Expo Indústria Maranhão 2022, que ocorrerá de 26 a 29 de maio no Multicenter Negócios e Eventos (Cohafuma), é proporcionar ao empresariado maranhense oportunidades para negociar e fechar acordos comerciais. Um espaço produzido exclusivamente com esse objetivo é a Sala das Rodadas de Negócios, onde ocorrerão encontros entre empresários durante a feira. Com a expectativa de gerar R$ 280 milhões, as rodadas de negócios são divididas em blocos locais e internacionais.   

 A programação das rodadas começa no primeiro dia (26) da Expo Indústria Maranhão com o Encontro Internacional de Negócios, voltados para os segmentos de alimentos e bebidas. Em decorrência da pandemia, o acesso dos empresários locais com os representantes de grupos comerciais de outros países será através da internet. As negociações ocorrerão no Centro Internacional de Negócios na sede do Sistema FIEMA (Av. Jerônimo de Albuquerque, Cohama), das 9h às 13h. “Primeiramente, são realizadas as conexões entre compradores e fornecedores maranhenses e depois iniciamos as rodadas de negócios para fechar os acordos comerciais”, explica Carlos Jorge, coordenador do Centro Internacional de Negócios (CIN), da FIEMA. 

 As rodadas internacionais são uma realização do CIN e da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) e reunirão empresas de 10 países diferentes. São elas a Valley Agric. and Foods Co. Limited (Nigéria), a Tridge (Coréia do Sul), a Agrowild (Inglaterra), I Food Imports WLL (Bahrein), a Lustinal SAS (Uruguai), a Commodity Australia Pty Ltd (Austrália), a LN Consulting (Itália), Global Vendor (México), a JGV Trade e Logistics LLC (EUA) e a Al Ahram Group (Egito).  

A Expo Indústria Maranhão é um momento único para empresários interessados em expandir seus ganhos financeiros. Segundo Carlos Jorge, que também coordena o PDF – Programa de Desenvolvimento de Fornecedores do Maranhão, a feira é um ambiente propício para quem deseja se conectar com outras empresas. “Podemos destacar como aspecto mais importante das rodadas de negócios o fato de elas colocarem em contato fornecedores locais com clientes em potencial. Trata-se de todo um processo comunicativo, capaz de se consolidar em uma relação comercial proveitosa”, destaca o coordenador do PDF. “É fundamental entender que as negociações podem ocorrer não apenas formal como também informalmente nos corredores da Expo Indústria. Um fornecedor de EPI, por exemplo, ao percorrer a Expo pode encontrar um prestador de serviços de manutenção elétrica e iniciar ali um contato comercial que mais tarde acabe por resultar em um negócio lucrativo”, analisa Carlos Jorge.  

 DEMANDAS LOCAIS - A primeira rodada local ocorre com as entidades do Sistema S, a ser realizado no dia 26, das 17h às 21h, na Sala Rodadas de Negócios, no Multicenter. No momento, serão contratados serviços e produtos para o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai); o Serviço Social do Comércio (Sesc); o Serviço Social da Indústria (Sesi); e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac), o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Maranhão (Sebrae) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop). Entre as demandas, estão: armarinho em geral, bancada industriais (envernizadas, granito...), chaveiro, combustível, lubrificante e gás, comunicação visual, energia solar, epi; equipamento de panificação, vestuário, recreativos e esportivos; gêneros alimentícios perecíveis e não perecíveis, informática (venda/manutenção), instrumento de medicação, instrumentos musicais, locação de veículos; manutenção de veículos, predial; materiais de copa; refeitório, expediente, limpeza, gráficos, institucionais, médicos, hospitalares, didáticos etc. 

 O Encontro Conexões Corporativas acontecerá no dia 27, das 16h às 22h, no SebraeLab e volta-se para demandas da construção civil. Os produtos e os serviços contratados são agregados (areia, brita); betuminosos e massa asfáltica; calibração e conserto de equipamentos de laboratório e topografia; chumbadores e fixação; cimento; concreto; urbanização; consultoria ambiental; consumíveis de solda, corte e dobra de aços; locação de equipamentos leves, pesados, de ferramentas, de veículos; madeira; medicina ocupacional; medicina ocupacional; peças de caminhão; peças de máquinas pesadas; recrutamento e seleção; reparos prediais; serviço de instalação e manutenção de forros e divisórias; serviço de locação de banheiro químico; serviço de transporte de passageiros (ônibus, taxi e van); sinalização viária etc.  

 INSCRIÇÃO - As empresas interessadas em participar das Rodadas de Negócios devem acessar o site do PDF (https://www. pdfmaranhao. com.br), clicar no menu Oportunidades; em seguida, na opção Encontro de Negócios e preencher o formulário de inscrição. De acordo com Carlos Jorge, o empresário inscrito deve comparecer e ser pontual, para garantir a sua participação. “O fornecedor deve levar material de divulgação de sua empresa, cartões de visita e apresentar seus serviços. Lembramos que o atendimento ocorre por ordem de chegada”.  

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »