MENU

18/05/2022 às 19h46min - Atualizada em 18/05/2022 às 19h46min

Ministro negocia acordo para suspensão de reajuste da conta de luz

As discussões se concentram na viabilidade do PDL 94/22, que suspende a decisão da Aneel que autorizou o reajuste da conta de luz dos consumidores atendidos pela Enel, no Ceará.

Karine Melo
Agência Brasil - Brasília
Sachsida se reuniu com Lira, líderes partidários e Aneel - Foto: Agência Brasil / Arquivo
   
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur lira (PP-AL), disse nesta quarta-feira (18) que espera “em um prazo bastante curto” um encaminhamento por parte do Ministério de Minas e Energia de uma proposta viável para redução da tarifa de energia. A declaração foi dada após reunião com o ministro da pasta, Adolfo Sachsida, representantes da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), líderes de partidos e representantes da sociedade civil.

As discussões se concentram na viabilidade do PDL 94/22 (Projeto de Decreto Legislativo de Sustação de Atos Normativos do Poder Executivo). O texto, de autoria do deputado Domingos Neto (PSD-CE), que tramita na Casa, suspende a decisão da Aneel que autorizou o reajuste da conta de luz dos consumidores atendidos pela Enel Distribuição, no Ceará.

“Tivemos uma reunião bastante produtiva, onde o ministro Sachsida saiu daqui com a incumbência de se reunir com as distribuidoras, com a Aneel e com os parlamentares para discutir uma saída equilibrada para que possa, a partir desse momento, ter um encaminhamento de solução para diminuição desse repasse que, apesar de contratual, pode ser minimizado no momento ainda de grande dificuldade com a retirada da bandeira e com incremento desse aumento por das distribuidoras”, ressaltou Lira.

O presidente da Câmara acrescentou que espera que a solução “venha da sensibilidade da Aneel e das distribuidoras, que fazem das concessões, neste momento do Brasil, um tema de muita discussão”.

A expectativa era de que até o final do dia de ontem o ministro de Minas e Energia levaria ao Legislativo novidades sobre as discussões. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »