MENU

18/05/2022 às 19h17min - Atualizada em 18/05/2022 às 19h17min

Projeto apoiado pela Suzano é apresentado como uma das tecnologias sociais inovadoras na 18ª Agrobalsas realizada no sul do Maranhão

O Pindowa faz parte do Programa de Extrativismo Sustentável desenvolvido pela companhia e beneficia mais de 300 pessoas nas comunidades vizinhas à fábrica de Imperatriz

Assessoria de Imprensa da Suzano
Foto: Divulgação
 
O projeto Pindowa foi convidado para participar da 18ª edição Agrobalsas, uma das maiores feiras de agronegócio do estado do Maranhão. O Pindowa é uma iniciativa da Suzano, que surgiu a partir do sonho das quebradeiras de coco, que almejavam um projeto de artesanato que preservasse a tradição e cultura do babaçu, resgatando o orgulho de ser quebradeira, promovendo o envolvimento da juventude e agregando valor aos produtos do extrativismo sustentável. 

Essa é a primeira vez que um projeto de extrativismo é escolhido para compor o quadro de experiências na feira e representar todo o potencial da atividade extrativista do coco babaçu na Agrobalsas. O programa foi escolhido como uma das tecnologias sociais do Maranhão e apresentado como uma inovação social de sucesso no estado. Além disso, o projeto foi representado no evento por meio da mesa de debates intitulada: “O potencial da Inovação Social, como fator de desenvolvimento econômico no Maranhão”, em conjunto com a Embrapa e da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do MA.  

O projeto está presente nas comunidades do Olho D’água dos Martins, Coquelândia, São Felix, Petrolina e Resex Ciriaco. Por meio de uma cultura empreendedora, as quebradeiras recebem cursos e oficinas voltados para o aprimoramento do artesanato do coco babaçu, como a produção de biojóias, sabonetes artesanais, trançado com fibra de buriti, óleo a base de babaçu, cestarias de palhas, peças com linho de buriti, entre outros produtos, gerando trabalho e renda para as comunidades.  

“O Pindowa é uma iniciativa importante que agrega valor e impulsiona a economia das comunidades onde a Suzano atua e a nossa participação em eventos como este, que tem uma forte expressão no estado, é um incentivo à valorização das quebradeiras de coco e uma forma de desenvolver ainda mais o potencial empreendedor delas”, ressalta André Becher, coordenador de Desenvolvimento Social da Suzano em Imperatriz.
 
O público que visitou o local teve a oportunidade de conferir uma exposição dos produtos produzidos pelas artesãs e artesãos do projeto, além de conhecer as histórias e experiências contadas pelas quebradeiras de coco. 

Serviço 
Para quem tem interesse em conhecer mais sobre o Pindowa, basta acessar o perfil da iniciativa no instagram: @pindowa_artesanato. Pelo direct também é possível realizar encomendas e efetuar a compra dos produtos produzidos pelos artesãos e artesãs do projeto. 

Sobre a Suzano  
A Suzano é referência global no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras, de origem renovável, e tem como propósito renovar a vida a partir da árvore. Maior fabricante de celulose de eucalipto do mundo e uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, atende mais de 2 bilhões de pessoas a partir de 11 fábricas em operação no Brasil, além da joint operation Veracel. Com 98 anos de história e uma capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano, exporta para mais de 100 países. Tem sua atuação pautada na Inovabilidade – Inovação a serviço da Sustentabilidade – e nos mais elevados níveis de práticas socioambientais e de Governança Corporativa, com ações negociadas nas bolsas do Brasil e dos Estados Unidos. Para mais informações, acesse:  www.suzano.com.br  

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »