MENU

17/05/2022 às 19h11min - Atualizada em 17/05/2022 às 19h11min

Governo lança o primeiro laboratório móvel de análise de solos do Maranhão, o Fertmóvel

Da Redação
SECOM/MA
Tecnologia do Fertmóvel está em exposição na AgroBalsas - Foto: Divulgação
 
O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (SAF), lançou, na segunda-feira (16), na Agrobalsas, o laboratório móvel de análise solos, o Fertmóvel. O Governo do Maranhão concretizou um projeto que visa analisar a fertilidade de solos para melhorar a produtividade do cultivo dos agricultores familiares.

O Fertmovel é um laboratório completo que opera dentro de um furgão de 14 metros cúbicos. O veículo possibilitará a emissão de laudos técnicos com a recomendação de adubação e calagem das áreas produtivas dos agricultores. A tecnologia Fertmóvel foi desenvolvida pela Embrapa Solos.

De acordo com o secretário da SAF, Diego Rolim, o Fertmóvel vai democratizar o acesso dos agricultores à análise de solos. “O Fertmóvel é uma tecnologia desenvolvida pela Embrapa Solos e adquirida pelo Governo do Maranhão para dar condições do pequeno agricultor de analisar a fertilidade do solo de suas áreas produtivas. Um solo com níveis de fertilidade adequadas reflete na melhor produção de alimentos, e consequentemente, na geração de renda dos nossos homens e mulheres do campo”, pontuou o secretário Diego Rolim.

O Fertmóvel é equipado para realização de análises químicas de determinação de pH, cálcio, magnésio, fósforo, sódio e potássio, acidez potencial e alumínio em amostras de solo previamente preparadas. As análises serão gratuitas oferecidas pela SAF ao agricultor familiar, que serão previamente selecionados por meio de parceira com a Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp).

A engenheira agrônoma da SAF, Elinete Veras, que é responsável pela condução do projeto, enfatizou que o Fertmóvel é um avanço para o Maranhão e possui equipamentos modernos capazes de fazer as análises de fertilidade do solo e dar resultados da necessidade de calcário e adubo que o solo vai necessitar.

“O grande objetivo do Fertmóvel é trazer acessibilidade ao agricultor familiar à análise de solos. A gente entende que pode e vai aumentar a produtividade agrícola no campo”, explicou Elinete Veras.

Durante os cinco dias da Agrobalsas 2022, no stand do Sistema SAF no Pavilhão Agro, toda a tecnologia Fertmóvel estará em exposição com equipamentos modernos de análises como o fotômetro de chama e outros instrumentos para eficácia da análise, além de demonstrações de como a análise é realizada.

A execução da análise de solos com o Fertmovel será desenvolvida em parceria entre a SAF, Agerp, Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) e Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »