MENU

15/10/2020 às 00h00min - Atualizada em 15/10/2020 às 00h00min

Pesquisadora do Câmpus de Imperatriz realiza estudo sobre riscos à saúde mental na pandemia

Ascom UFMA
Foto: Divulgação
“Quando a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, a Unesco, chamou a atenção do mundo sobre a essencialidade dos serviços de saúde mental na resposta à covid-19, percebi a importância de se estudar a temática para alertar e propor intervenções mais assertivas sobre a saúde mental das pessoas nestes tempos”, disse a professora Maria Neiryan Fernandes, do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão, Câmpus de Imperatriz, sobre seu estudo “Fatores de risco para a saúde mental na população em meio à pandemia de Covid-19”.

O estudo, conforme sua explanação, foi motivada a partir de relatos de amigos e pessoas próximas, sobre a dificuldade de manter a sanidade mental em um momento de pandemia, com a exigência do distanciamento físico, da ameaça constante à vida, do excesso de informação e de uma sobrecarga de trabalho desafiadora para os profissionais da linha de frente.

O estudo conta também com a colaboração dos professores da UFMA Fábio José Cardias Gomes e Fernando Augusto Cintra Magalhães; da docente da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, Edilaine Cristina da Silva Gherardi-Donato; do professor da Universidade Rio Verde, em Goiás, Elton Brás Camargo Júnior; e do docente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, José Jailson de Almeida Júnior.

A professora destaca que a pesquisa começou levando em consideração apenas o estado do Maranhão, porém, a partir das discussões com os outros pesquisadores que compõem o estudo, foi percebida a necessidade de ampliação para outras localidades do Brasil. Por isso, a coleta de dados ainda prossegue com questionários abertos Google Forms, cuja divulgação é feita principalmente nos estados dos pesquisadores integrantes, por meio das redes sociais.

A coleta de informações vai até janeiro de 2021. Para participar do estudo, responda um dos dois questionários disponíveis, sobre população geral ou profissional da linha de frente da Covid-19.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »