MENU

13/05/2022 às 19h53min - Atualizada em 13/05/2022 às 19h53min

Prêmio Literário AIL bate recordes de inscrições

A Academia Imperatrizense de Letras recebeu 15 inscrições ao Prêmio AIL 2021

Domingos Cezar
Parte dos acadêmicos reunidos em noite festiva - Foto: Divulgação
   
Encerrou no final da tarde da quinta-feira (12) o prazo de inscrição para o Prêmio Literário AIL 2021, que não se realizou no ano passado em face ao período da Academia. Por essa razão, a Academia Imperatrizense de Letras que tutela o prêmio decidiu que no segundo semestre deste ano acontece o Prêmio AIL 2022.
 
A elevada quantidade de concorrentes surpreendeu os acadêmicos. Para o presidente da AIL, Raimundo Trajano Neto, isso decorre da credibilidade de quem realiza o prêmio, no caso a AIL, “que sempre motiva as pessoas a editarem seus livros para que o público possa conhecer sua produção literária”, afirma Trajano Neto.
 
Outro fator que acredita-se tenha aumentado consideravelmente o número de concorrentes, é o surgimento de novas editoras em Imperatriz, que substituem a Ética Editora, do editor Adalberto Franklin, que foi fechada após sua morte. “As editoras Estampa e Ethos tem produzido as obras de nossos escritores”, afirma o secretário da AIL, poeta e editor Ribamar Silva.
 
Estão concorrendo ao Prêmio Literário AIL 2021 os seguintes autores e obras, seguindo a ordem de inscrição: Francimar Moreira, “O preço de uma traição”, Elson Araujo, “Universo Aberto”, Albino Joaquim Nascimento, “Decrepitude”, José Ribeiro Oliveira “O menino bem-te-vi”, Fernando Cunha, “As árvores de minha vida”, Cristina Galeti, “O sol nasce todos os dias”, e Marcos Fábio, “Palavras no avesso”.
 
Concorrem, ainda, Hyana Reis, “Amores em tempo de @”, Humberto Barcelos, “Onde está a poesia?”, João Marcos, “À sombra da Gameleira”, Ariston di França, “Feminilidade”, Livaldo Fregona “Bruxo: o morubixaba”, Tereza Bom-Fim, “Um lobo Total Mente mau?”, Domingos Alves de Almeida, “Xica do sertão de terra e placa” e Eva Soares, “Palavras do Céu”. Instituído em junho de 2004, o Prêmio Literário AIL foi criado pela Lei Municipal no. 774/95, no primeiro mandato do interventor Ildon Marques. O prêmio de 5 mil reais, pago pela Prefeitura de Imperatriz, será entregue até o final do mês de junho. “No segundo semestre abriremos edital para o Prêmio Literário 2022, para ser entregue até o final do ano”, conclui Trajano Neto.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »