MENU

12/05/2022 às 22h47min - Atualizada em 12/05/2022 às 22h47min

Pega do Garrote terá participação de vaqueiros de vários estados e prêmio de R$ 6 mil

Pega do Garrote é uma das competições tradicionais da Expoara

Da Assessoria
Foto: Divulgação/Deey Clube
 
Uma das atrações da Exposição Agropecuária de Araguaína - Expoara 2022 é a Pega do Garrote, que está de volta à programação e será realizada no dia 10 de junho. A competição vai contar com a participação de vaqueiros da região e até de outros estados, terá uma premiação de R$ 6 mil para os três primeiros colocados.

“É tradição a Pega do Garrote, mas lembramos de todas as regras de cuidados e bem estar dos animais está sendo cumprida, de acordo com lei, que regulamenta este tipo de prática como esportiva e cultural”, explicou um dos organizadores do evento, Marcos Militão, diretor do Sindicato Rural de Araguaína (SRA).

Destacou ainda sobre a Lei 13.873/2019, sancionada pelo presidente da República, em 2019, que classificou a Pega do Garrote, o rodeio e a vaquejada como expressões pertencentes ao patrimônio cultural brasileiro e ligadas à identidade e memória de grupos.

A PEGA DO GARROTE
A pega do Garrote, na lida do vaqueiro, iniciou-se ainda no Brasil rural do século passado, na linguagem do tempo daquela gente pioneira. O garrote é solto na Arena e os vaqueiros precisam usar de agilidade e velocidade. O tempo para cada participante é de três minutos.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »