MENU

05/05/2022 às 18h00min - Atualizada em 05/05/2022 às 18h00min

Jovem pesquisador do Maranhão participa da Regeneron ISEF, maior Feira de Ciência e Engenharia do mundo

O aluno Gustavo Botega Serra é da cidade de Imperatriz

Zilmar Timoteo Soares
Gustavo Botega Serra - Foto: Divulgação
 
O Brasil estará presente à Regeneron ISEF (International Science and Engineering Fair), que acontece entre os dias 08 e 13 de maio, em Atlanta, Georgia (EUA), com uma delegação composta diversos estudantes, dos quais, 11 foram premiados na Mostratec (Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia), que acontece anualmente no Rio Grande do Sul, promovida pela Fundação Escola Liberato Salzano Vieira da Cunha. A Regeneron ISEF é considerada a maior feira pré-universitária de ciências do mundo.

Doenças causadas por insetos constituem um problema de saúde pública, especialmente, na zona rural em que a população está próxima ao habitat de diferentes espécies de artrópodes. Neste contexto, a identificação de compostos bioativos em frutos do cerrado é de extrema importância para utilização de substâncias naturais com potenciais medicinais. Sob essa perspectiva, encontra-se o tucum mirim (Astrocaryum acaule Mart.), fruto típico da região de cerrado, amplamente utilizado na região como unguento na prevenção e no tratamento contra picada de insetos. Assim, a pesquisa teve por objetivo analisar os mecanismos bioquímicos e fisiológicos do óleo da polpa e da amêndoa do tucum mirim (Astrocaryum acaule Mart.), quanto à presença de compostos bioativos, ação anti-inflamatória e cicatricial para aplicação em picadas de insetos. (Marta Araújo / Contedúdos Jornalísticos)

Conheça aqui o projeto que foi credenciado através da Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia – Mostratec.

Óleo do Tucum Mirim (Astrocaryum Acaule): Avaliação de seu potencial como repelente veiculado a um modelo experimental in vitro - Cidade: Imperatriz/MA
Gustavo Botega Serra (16 anos) ([email protected])

Orientador: Zilmar Timoteo Soares ([email protected])

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »