MENU

04/05/2022 às 21h49min - Atualizada em 04/05/2022 às 21h49min

Procurador-geral de justiça inaugura Promotoria de Justiça de Coroatá

Eduardo Nicolau ressaltou fortalecimento do MPMA

Redação: CCOM - MPMA
Foto: Divulgação/MPMA
 
O procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau, inaugurou, na manhã desta quarta-feira, 4, a nova sede das Promotorias de Justiça de Coroatá. O novo prédio, localizado na Rua Nova, s/n, no Centro, tem 251,70m² de área construída e foi resultado de um investimento de R$ 875.914,03.

O prédio dispõe de estrutura composta por quatro gabinetes para promotores de justiça, sala de servidores, sala de reunião, copa, recepção, sala de segurança, sala de rack, protocolo, arquivo, além de quatro banheiros com acessibilidade. A Promotoria também tem acesso e vaga de estacionamento para pessoas com deficiência, idosos e gestantes.

O diretor das Promotorias de Justiça de Coroatá, Gustavo Bueno, destacou o empenho do procurador-geral de justiça em entregar novas sedes de Promotorias de Justiça, mesmo com as obras sendo executadas em meio à pandemia de Covid. “É com muita alegria e um prazer enorme que o Ministério Público os recebe na casa de vocês para começar uma etapa nova, em uma casa nova”, afirmou, dirigindo-se aos presentes.

O presidente da Associação do Ministério Público do Estado do Maranhão (Ampem), Gilberto Câmara França Júnior, ressaltou que o Ministério Público é um dos pilares da democracia. “Muitas vezes, é no gabinete do promotor ou da promotora de justiça que está a última esperança das pessoas menos favorecidas, que tiveram seus direitos desrespeitados por particulares ou pelo Poder Público”, observou.

O prefeito de Coroatá, Luís Mendes Ferreira Filho, agradeceu a presença do procurador-geral na cidade e disse que a parceria entre o Ministério Público e o poder público beneficia a população. “Sua presença aqui é um triunfo para cada um de nós porque sabemos que o senhor aproxima cada vez mais o Ministério Público da população, e a gente sabe que o Ministério Público é um defensor dos direitos da sociedade”.

Em seu discurso, o procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau, destacou que a entrega da nova sede fortalece a atuação do Ministério Público no município. “Hoje estamos dando mais um passo para cumprir nosso compromisso de gestão, que é priorizar as promotorias de justiça, isto é, priorizar o fortalecimento dos serviços do Ministério Público em cidades do interior, onde há maior carência pela manutenção dos direitos fundamentais”, destacou.

O procurador-geral informou que Coroatá é o sexto município a receber uma nova sede, durante sua gestão, e que ainda entregará novas instalações em Mirador, Loreto, São Domingos do Maranhão e Santa Luzia do Paruá.

Compuseram ainda o dispositivo de honra o prefeito de Peritoró, Josué Pinho da Silva Júnior; a promotora de justiça de Coroatá, Aline Albuquerque Bastos; a vereadora Maria de Lourde Pereira e Pereira, presidente da Câmara Municipal de Coroatá; a juíza Anelize Nogueira Reginato, diretora do Fórum de Coroatá; o delegado de Polícia de Coroatá Rafael da Rocha Martins Franklin e a defensora pública do município Isabella Ruth Carminatti Seixas.

Do MPMA, prestigiaram a solenidade o diretor-geral da PGJ, Júlio César Guimarães; os promotores de justiça Thereza Muniz de La Iglesia (chefe de gabinete do PGJ), Luiz Muniz Rocha Filho (coordenador do Gaeco e da CAEI), Lítia Cavalcanti (coordenadora do Centro de Apoio Operacional do Consumidor), Fernando Berniz e Ana Carolina Cordeiro de Mendonça, integrantes do Gaeco, Luís Samarone Batalha Carvalho, titular da 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Itapecuru-Mirim, e Valéria Chaib, titular da 3ª Promotoria de Justiça da Comarca de Codó.

A solenidade também foi acompanhada por servidores do MPMA e autoridades civis e militares.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »