MENU

29/04/2022 às 18h50min - Atualizada em 29/04/2022 às 18h50min

Estratégias para formar líderes sustentáveis é tema de palestra na Expo Indústria Maranhão

Ricardo Voltolini é um dos primeiros consultores em sustentabilidade empresarial e ESG do Brasil

Imprensa/Sistema FIEMA
Ricardo Voltolini é um dos primeiros consultores em sustentabilidade empresarial e ESG do Brasil e estará na Expo Indústria Maranhão 2022. - Foto: Divulgação
 
São Luís – Com o tema da sustentabilidade em pauta, a 4ª edição da Expo Indústria Maranhão, na sua programação do espaço Plenarium, contará com a participação de um dos primeiros e mais importantes especialistas em sustentabilidade empresarial e ESG do Brasil (programa ambiental, social e de governança): Ricardo Voltolini, que é CEO e fundador da consultoria Ideia Sustentável, com mais de 25 anos de atuação no mercado, e idealizador da Plataforma Liderança com Valores, o maior movimento de liderança para a sustentabilidade do Brasil.  

Voltolini é um dos primeiros consultores em sustentabilidade empresarial e ESG do Brasil, tendo iniciado suas atividades no final dos anos 90. Com a ascensão do conceito ESG entre os investidores, Voltolini se dedicou a mergulhar nas especificidades de sua implantação. 

 Na Expo Indústria Maranhão, Voltolini falará sobre “As 5 estratégias para formar líderes sustentáveis na sua empresa”. Nos últimos anos, Voltolini liderou a elaboração de estratégias de ESG de grandes empresas, desenvolveu líderes para os temas e desafios do tema e integrar comitês e conselhos de sustentabilidade. Especialmente nos últimos doze anos, dedicou-se a formar uma equipe de consultores na Ideia Sustentável que colaboraram com o desenvolvimento de 15 estratégias de ESG para grandes empresas de diferentes setores no Brasil, algumas delas multinacionais. 

 Também é autor de mais de dez livros, entre os quais se destacam Conversas com Líderes Sustentáveis, Escolas de Líderes Sustentáveis e Sustentabilidade no Coração do Negócio. 

 Em 2020, no meio da pandemia, coordenou o estudo chamado “11 Tendências de Sustentabilidade Empresarial no Outro Normal”, que aponta as macrotendências de sustentabilidade que vão impactar em ESG nos próximos dez anos. Voltolini já realizou mais de mais de 1.300 palestras e capacitações empresariais sobre o tema. É mentor e coach de líderes empresariais, conselheiro do Comitê de Sustentabilidade da Iguá Saneamento e do Centro Sebrae de Sustentabilidade e diretor de Sustentabilidade da ABRH-Brasil.  

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »