MENU

29/04/2022 às 18h46min - Atualizada em 29/04/2022 às 18h46min

Conselho Universitário da UEMASUL aprova cinco resoluções de assistência estudantil

As ações, programas e projetos de assistência estudantil por meio dos auxílios financeiros minimizam os efeitos das desigualdades sociais e garantem a permanência dos estudantes na universidade

Ascom UEMASUL
As resoluções que implementam os auxílios vem somar a outros programas e projetos desenvolvidos pela instituição com a finalidade de atender aos objetivos de permanência e êxito acadêmico - Foto: Divulgação
 
O Conselho Universitário da UEMASUL, aprovou por unanimidade, durante a 12ª reunião extraordinária, realizada na última quinta-feira, 28, cinco resoluções, no âmbito das políticas de assistência estudantil: Auxílio transporte,  Auxílio creche, Auxílio alimentação, Auxílio refeição e Auxílio moradia. As propostas foram apresentadas pela Pró-Reitoria de Extensão e Assistência Estudantil (PROEXAE). O objetivo das resoluções é o de incentivar a permanência dos estudantes em comprovada situação de vulnerabilidade socioeconômica nas atividades acadêmicas de graduação, e a seleção será feita por meio de editais específicos, durante o ano de 2022.

O Auxílio transporte irá beneficiar 250 alunos; o Auxílio refeição 200; o Auxílio creche  100, o Auxílio Moradia 270, e o Auxílio alimentação 370,  sendo 300 disponibilizados para o campus Açailândia e 70 para o campus Estreito. A resolução que cria o Auxílio alimentação, institui ainda o Programa Auxílio Alimentação (PROAL), com o objetivo de complementar despesas com alimentação, nos campi onde não existam restaurantes universitários. Já a resolução do Auxílio refeição institui o Programa Auxilio Refeição (PROAR), que tem por objetivo complementar despesas com alimentação nos campi onde existam restaurantes universitários. A resolução que institui o Auxílio moradia também cria o Programa Auxílio Moradia (PRAM) para quem residir em outro país, estado ou munícipio do campus de vínculo.

De acordo com a gestão superior, as ações, programas e projetos de assistência estudantil por meio dos auxílios financeiros desenvolvidos nas instituições minimizam os efeitos das desigualdades sociais e garantem a permanência dos estudantes nos cursos, diminuindo a evasão e o desempenho acadêmico por razões socioeconômicas.
“Os auxílios aprovados pelo CONSUN foram criados com objetivo de promover a inclusão social, considerando a importância de incentivar a permanência dos estudantes em comprovada situação de vulnerabilidade socioeconômica nas atividades acadêmicas de graduação. Serão contemplados 1090 alunos dos seis Centros da UEMASUL”, explicou o pró-reitor Zilmar Timóteo Soares.

As resoluções que implementam os auxílios vem somar à outros programas e projetos desenvolvidos pela instituição com a finalidade de atender aos objetivos de permanência e êxito acadêmico como o Restaurante Popular e Universitário (RPU),  e o Programa Bolsa Permanência (PBP). Os programas possuem caráter social e proporcionam auxílio financeiro aos acadêmicos regulares dos cursos de graduação, classificados como em situação de carência socioeconômica, para a sua permanência na universidade, promovendo a democratização do acesso ao ensino superior, por meio da adoção de ações complementares. 

Também foi aprovada por unanimidade  a resolução nº 171/2022 que Estabelece as Diretrizes Educacionais para o retorno presencial dos cursos de graduação da instituição, a partir do dia 02 de maio. As aulas presenciais foram realizadas remotamente durante dois anos, em decorrência do cenário epidemiológico da Covid-19. A nova resolução prevê a obrigatoriedade de comprovação do esquema vacinal completo para a comunidade acadêmica e o cumprimento dos protocolos de biossegurança, como a continuidade do uso de máscaras faciais, e homologada a Resolução Ad Referendum  nº 170, que autoriza a aceitação de doação de livros da Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Federal do Maranhão(FSADU), ao Programa de Formação de Professores Caminhos do Sertão da UEMASUL.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »