MENU

28/04/2022 às 17h38min - Atualizada em 28/04/2022 às 17h38min

Programa Suzano de Educação fortalece comunidades escolares por meio da qualificação da gestão educacional em oito munícipios maranhenses

O programa atua como apoio às escolas dos municípios mapeados, gerando mobilização social e engajamento educativo

Da Redação
Imprensa/Suzano
Foto: Divulgação
 
Com o objetivo de incentivar e apoiar a melhoria da qualidade da educação pública, o Programa Suzano de Educação (PSE) tem contribuído fortemente na qualificação da gestão educacional e escolar, facilitando a aprendizagem de jovens e crianças da rede pública de ensino. Tendo como uma das suas metas de longo prazo contribuir com o aumento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) em 40% nos municípios prioritários para investimento em educação, a Suzano tem buscando intensificar o programa anualmente, formando multiplicadores dentro das secretarias municipais de educação para o compartilhamento de aprendizados e saberes, com a rede de educadores dos municípios.

Por meio de ações sociopedagógicas, e com o auxílio de uma consultoria especializada, o PSE atua como apoio às escolas dos municípios mapeados, gerando mobilização social e engajamento das comunidades escolares, o que representa uma mudança significativa nas localidades onde o projeto possui atuação. Em todo o país, o programa abrange 1.219 escolas contando com 2.068 gestores educacionais e escolares.
 
Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADE) Maranhão - De caráter formativo, o programa iniciou 2022 com a formação e acompanhamento das equipes municipais compostas por técnicos das secretarias de educação dos munícipios, equipes de Saúde e Assistência Social e demais agentes locais. O principal objetivo dessa metodologia visa fortalecer a comunidade escolar, possibilitando a troca de experiências e de boas práticas de aprendizados. No mês de março, o programa seguiu com as repactuações, e atualmente o Arranjo de Desenvolvimento da Educação do PSE Maranhão tem contado com oito municípios: Açailândia, Cidelândia, Itinga do Maranhão, São Francisco do Brejão, Vila Nova dos Martírios, São Pedro da Água Branca, Buriticupu e Bom Jesus das Selvas.

Ainda no primeiro trimestre desse ano, foi lançado também o E-book de Boas Práticas 2021, que reúne experiências para inspirar a atuação colaborativa nos Arranjos de Desenvolvimento da Educação. Com mais de 308 mil estudantes beneficiados em todo o Brasil, os próximos passos serão o início do ciclo de formações virtuais com Técnicos das secretarias de Educação, Saúde, Assistência Social. O objetivo é discutir as temáticas e ações que ajudarão os municípios e o Arranjo a superar os desafios de aprendizagem e participação social pela educação, apoiando os processos de avaliação e recuperação das aprendizagens dos estudantes impactados pelos efeitos da pandemia. 

“O ADE MA, tomou como prioridades para o ano de 2022 o foco em processos formativos que visem a melhoria da aprendizagem de crianças e adolescentes das redes municipais de ensino, articulados e em diálogo com a rede de proteção social, envolvendo agentes internos e extraescolares, em ações colaborativas mobilizadoras de saberes e fazeres educativos no/e a partir do território” destaca, Diego Carrara, Consultor de Sustentabilidade da Suzano.

 

Suzano na Escola

O Programa Suzano de Educação em sinergia com o Voluntariar, programa de voluntariado da Suzano, que tem a parceria com a Junior Achievement, e por meio do “Aprender Pra Quê?”, envolve seus colaboradores (as) para serem mentores (as) voluntários (as) de jovens entre 13 e 18 anos de escolas públicas. Os estudantes aprendem temas sobre o mundo dos negócios e diversas possibilidades de carreiras, reforçando a importância da educação como base para o desenvolvimento profissional.

Para André Becher, Coordenador de Desenvolvimento Social da Suzano em Imperatriz, intensificar as ações do PSE significa unir forças para o aperfeiçoamento da educação pública. “Vamos continuar plantando o futuro e seguindo em prol daquilo que acreditamos ser o grande pilar para um mundo melhor, que é a educação. Para nós é de extrema importância que o PSE chegue a mais munícipios e possa colaborar com o desenvolvimento educacional de cada um deles”, finaliza Becher.

 
Sobre a Suzano 
A  Suzano é referência global no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras, de origem renovável, e tem como propósito renovar a vida a partir da árvore. Maior fabricante de celulose de eucalipto do mundo e uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, atende mais de 2 bilhões de pessoas a partir de 11 fábricas em operação no Brasil, além da joint operation Veracel. Com 98 anos de história e uma capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano, exporta para mais de 100 países. Tem sua atuação pautada na Inovabilidade – Inovação a serviço da Sustentabilidade – e nos mais elevados níveis de práticas socioambientais e de Governança Corporativa, com ações negociadas nas bolsas do Brasil e dos Estados Unidos. Para mais informações, acesse: www.suzano.com.br.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »