MENU

25/04/2022 às 17h49min - Atualizada em 25/04/2022 às 17h49min

TJMA define projeto de modernização para próximos cinco anos

Danielle Limeira
Asscom TJMA
O Projeto de Modernização da Gestão Administrativa teve como foco a celeridade, eficiência e resultados - Foto: Divulgação: Ribamar Pinheiro
 
Com o objetivo de promover uma ampla transformação na gestão administrativa do Poder Judiciário maranhense, o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) concluiu a elaboração do projeto de modernização e aprimoramento da gestão administrativa e financeira. Nessa sexta-feira (22), o presidente do TJMA, desembargador Lourival Serejo, recebeu o projeto na íntegra, durante reunião com representantes do Grupo Falconi, magistrados e servidores, no gabinete da Presidência.  

O projeto - que teve início de construção em maio de 2021 - foi elaborado por meio do Grupo Falconi (Empresa Falconi Consultores S/A), empresa especializada em gestão administrativa, contratada para prestar consultoria técnica ao TJMA para execução do projeto, com atuação em quatro frentes de trabalho: Revisão da Estratégia 2021/2026, Gestão da Receita e Despesa, Gestão de Risco e Compliance e Controle e Captura dos Resultados.

Para o presidente da Corte estadual, desembargador Lourival Serejo, contratar o Grupo Falconi para auxiliar no processo de modernização da máquina administrativa do Tribunal de Justiça foi imprescindível para o êxito na elaboração do projeto.

“Ao longo desses meses todos, eles trabalharam, apesar da pandemia, com afinco, atingindo todas as diretorias e coordenadorias, analisando todo o funcionamento do Judiciário, para criar uma unidade de trabalho e de propósito, por até cinco anos de gestão. Todas as diretrizes foram traçadas minuciosamente e a Falconi deu um impulso muito grande na modernização do Tribunal de Justiça e de toda a estrutura do Judiciário maranhense”, afirmou o presidente.

O consultor de resultados do Grupo Falconi, Mauro Eustáquio, explicou que estabelecer um planejamento estratégico para cinco anos, com enfrentamentos e esforços para melhorias na gestão das receitas dos gastos de compliance não é uma atividade trivial.  “Isso requereu um esforço muito grande de todas as diretorias e de muitos servidores e servidoras envolvidos nesse trabalho, mas que, hoje vemos o resultado de uma forma muito concreta”, frisou.

Para Eustáquio, a acolhida do Tribunal e de sua presidência foi um fator crucial para que o projeto tivesse o maior êxito possível. “Entendemos que foi uma caminhada muito bem sucedida e que essa jornada de implantação, tanto do planejamento estratégico, e agora especialmente, dos projetos estratégicos que decorrem do planejamento estratégico vão levar o tribunal para outros patamares de resultados”, afirmou o representante da Falconi, concluindo que “foi uma quebra de paradigma importante, todo Tribunal e a sociedade maranhense vão colher frutos desse avanço”.
De acordo com José Flausino S. Faria, representante do Grupo Falconi, que acompanhou de perto o trabalho em São Luís, o projeto foi uma construção “a quatro mãos”, com envolvimento de muitos profissionais com conhecimentos diversos. “O nosso grande legado é deixar toda a essa estruturação de longo prazo para o Tribunal. E agora, com o escritório de projetos, será dado mais um passo para a fase de execução”, ressaltou.

Também estavam presentes na reunião de entrega do Projeto, o juiz auxiliar da Presidência, Angelo Antonio Alencar dos Santos; o juiz corregedor, Márcio Castro Brandão; o diretor-geral do TJMA, Mário Lobão Carvalho; a diretora de Auditoria Interna, Jurema Mamede de Paiva e a chefe da Divisão de Planejamento, Bianca Giordana Pinto Soares.

SOBRE O PROJETO
O Projeto de Modernização da Gestão Administrativa do Poder Judiciário do Maranhão teve como foco a celeridade, eficiência e resultados. 

A Revisão da Estratégia consistiu no direcionamento dos esforços para os principais objetivos de curto, médio e longo prazo da Instituição para o período de 2021 à 2026 e contou com iniciativas como: levantamento dos projetos e iniciativas atuais TJMA; categorização das iniciativas nos objetivos estratégicos; distribuição das iniciativas/projetos com base em critérios de priorização; e, revisão do Plano e Mapa Estratégico TJMA.

Como produtos e entregas do projeto podem ser destacadas: definição da identidade organizacional do TJMA; definição das metas audaciosas dos projetos estratégicos para o ciclo 2021-2026; estruturação e início da implementação dos projetos de incremento da Receita; estruturação de metas e planos de ação para otimização dos gastos do TJMA; mapeamento e classificação dos riscos atuais e elaboração o plano de mitigação de riscos e elaboração do manual de Compliance e revisão das políticas relacionadas ao Compliance.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »