MENU

24/04/2022 às 12h29min - Atualizada em 24/04/2022 às 12h29min

Livros & Leitura

Leia e comente.

Da Redação
GB Edições

Ouça a Sua Voz

Com a correria do dia a dia, as notificações do celular, a confusão do trânsito, tanta televisão e o tumulto das ruas, é difícil encontrar um momento – e um lugar – para simplesmente existir, com calma e tranquilidade. Para piorar, a perturbação lá fora não é nada comparada àquela que muitas vezes criamos dentro de nós mesmos, com pensamentos apressados e incertezas que nos perseguem. Mas, como fugir de todo esse burburinho que nos cerca? Prem Rawat descobriu a resposta e a compartilha conosco neste livro: a paz está dentro de nós, sem exceção, mas cabe a cada um encontrá-la – e isso só é possível a partir do momento em que nos conhecemos por completo. Precisamos nos afastar das muitas teorias, das opiniões alheias e visitar um lugar só nosso, livre de distrações e angústias, onde podemos nos equilibrar e acompanhar a sinfonia que mais ninguém tem o privilégio de acessar. Apenas assim conseguiremos alcançar a plenitude e a alegria verdadeiras: ouvindo nossa voz interior. Com 248 páginas, o livro é da Editora Fontanar.
 

E aí, Medo?

Recém-chegada em Nova York para estudar, a venezuelana Michelle Poler se deparou com nada menos que o medo. Foi quando conheceu o #The100DayProject e topou aceitar o desafio: enfrentar um medo por dia e compartilhar tudo em tempo real em um canal do YouTube. Ela alcançou milhões de pessoas e agora, além de empreendedora social, palestrante e estrategista de “branding”, é dona no canal Hello Fears e autora do livro “E aí, Medo?”. Na obra, publicada no Brasil pela Editora Hábito, Michelle conta como o temor a impediu de viver coisas incríveis ao longo de muitos anos. Com objetivo de inspirar outras pessoas a saírem da zona de conforto, ela explica que o segredo não é ser destemido, e, sim, corajoso. Afinal, a coragem não é a ausência de medo, mas um modo de lidar com ele. Com uma escrita bem-humorada e intimista, o livro é um verdadeiro guia para aqueles que desejam viver com coragem. A autora mostra o quanto a vida pode decolar quando se sai da comodidade para assumir riscos e descobrir o seu verdadeiro “eu” – sem se preocupar com julgamentos ou rótulos. Composto por dez capítulos, que podem ser lidos na ordem que desejar, Michelle apresenta ferramentas comportamentais, emocionais e cognitivas para desenvolver a determinação e enfrentar o que cada um mais teme. Longe de ser um cronograma para cumprir em 100 dias, a proposta da autora é que, assim como ela, os leitores conquistem mais confiança e atinjam seu potencial máximo tanto pessoal quanto profissional. Em “E aí, Medo?”, Michelle revela como deixou de ser uma pessoa medrosa: quando conseguiu desconstruir as ideias de fracasso, rejeição, vergonha, controle, dor, nojo e solidão, que a assustavam. O livro tem 352 páginas.
 

Impacto

O fenômeno da concentração de riqueza segue em pleno crescimento no mundo todo. Dados de 2021 revelam que os bilionários detêm 11% da renda mundial. Em contrapartida, os 50% mais pobres ficam com apenas 2% deste montante. Convencidos de que não há futuro no capitalismo selvagem, grandes investidores e empresários já voltaram a atenção para as injustiças causadas pelo desequilíbrio financeiro entre classes. Em “Impacto”, livro best-seller do “Wall Street Journal”, lançado no Brasil pela Matrix Editora, o filantropo e investidor Sir Ronald Cohen reforça seu papel como um dos líderes do movimento que defende uma revolução no sistema econômico atual. Por suas ideias visionárias, Cohen é conhecido como o “Papa” dos negócios de impacto. Estas iniciativas alinham os objetivos do setor privado e dos governos em busca de soluções para questões sociais e ambientais. A intenção é mobilizar capital e potencial inovador em prol de transformações profundas e duradouras em toda a comunidade. Com isso, seria possível reduzir as tensões e a sensação, por parte dos desfavorecidos, de que eles estão presos para sempre na situação em que se encontram. Sir Ronald Cohen ressalta que o capital privado não só pode como deve fomentar negócios que promovam mudanças sociais e ambientais. Por isso, o livro não trata de conceitos utópicos, mas sim de iniciativas que já apresentam resultados reais. Como diz o autor, é possível “fazer o bem e se dar bem”. Os problemas sociais, como a evasão escolar, reincidência criminal e falta de saneamento têm um custo elevado para a sociedade e os governos. Programas estruturados para minimizar ou erradicar estas situações geram ganhos para toda a comunidade. Este é o caso do empresário Steve Case que investiu US$ 30 milhões em um programa de refeições escolares que alimenta crianças carentes nos Estados Unidos e ao mesmo tempo alcança rendimentos na casa de US$ 150 milhões. A obra serve como guia para aqueles que desejam se aventurar no universo dos negócios de impacto e oferece novas percepções sobre investimentos, retornos e lucratividade. “Impacto” é uma leitura indicada para pessoas de negócios, lideranças, governantes e filantropos que desejam fazer a diferença e querem despontar como pioneiros da inovação. O livro tem 224 páginas.
 

Aquela Estranha Arte de Flutuar

Afinal, Nina é menino ou Nino é menina?  Venina, personagem criada por João Peçanha na obra “Aquela Estranha Arte de Flutuar”, traz esse questionamento em uma emocionante história que segue a tradição das melhores narrativas cheias de brasilidade que se tornaram best-sellers nos últimos anos. De forma singular, o autor aborda a fragilidade e a resiliência de uma jovem adolescente que, em conflito com sua identidade, viverá um período de intensas descobertas durante uma jornada de sobrevivência pelo interior nordestino. Criada pelo Padre Alceu da igreja de Riacho da Jacobina, Venina não tem certeza de seu passado, presente ou futuro, principalmente porque vive em um dos períodos mais violentos da história brasileira, a ditadura civil-militar brasileira (1964-1985), enquanto se esconde na pele de coroinha, que na época era obrigatoriamente um status para meninos. Para permanecer viva, a protagonista reprime os seus sentidos, inclusive os fisiológicos. E, embora seu tutor queira garantir que tudo fique como está, Venina, assim como muitas outras pessoas que são obrigadas a viver banidas de sua realidade, encontrará seu sentido. Seu destino se apresenta imerso a partir da circunstância totalmente inusitada de outro mistério: a origem e o rumo da bela grávida Carolina, que aparece na paróquia. Para proteger a identidade da mãe e da criança que ela carrega, o Padre Alceu convoca Nino/Nina a empreender com eles uma jornada penosa e arriscada em que segredos vêm à tona como se passassem a flutuar sobre a superfície. Mesmo que por caminhos tortuosos, com muitas nuances de violência, pobreza e injustiças, ao dar voz a Nina, o autor João Peçanha convida o leitor a se conectar as mazelas da personagem, mas sem perder a força do que lhe é representado. Com a capacidade de discernimento de uma adulta, ainda que em situações de aprendizado e de transformações, Nina entrelaça a ficção e a realidade para dar peso à transformação do feminino em meio a um universo que muito cerceia e pouco permite. Com 160 páginas, o livro é da Editora 106 Histórias.
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »