MENU

22/04/2022 às 10h37min - Atualizada em 24/04/2022 às 00h01min

Como melhorar a agilidade nos canteiros de obra

100% digital, a plataforma Agilean proporciona 10% de ganho em velocidade de produção e 15% em produtividade

SALA DA NOTÍCIA RelatioNow
As soluções das construtechs são responsáveis pela transformação da construção civil, conhecida por ser um dos setores mais conservadores na adoção de novas tecnologias. Comunicação eficiente, gestão ágil, redução de custos e sustentabilidade estão entre as vantagens oferecidas.

Na entrevista a seguir, André Quinderé, CEO da Agilean, conta como a scale up (startup em momento acelerado de crescimento e com potencial de escala) contribui para essa evolução no segmento, ao oferecer uma gestão com excelência, alta produtividade e digitalização dos processos e como isso reflete na prática nos canteiros 

A construção civil tem se mostrado mais aberta às novas tecnologias?
Com certeza. Embora seja conhecida como tradicional e pouco inovadora, o crescimento no número de construtechs no mercado demonstra uma clara mudança nesse cenário.

O que mantinha a construção civil no passado era a combinação entre o dinamismo da indústria, as incertezas e os imprevistos com uma gestão estática, sem conexão entre estratégia, tático e operacional, o que dificultava a alavanca de produtividade e de eficiência. Para mudar esse cenário é necessário fazer com que os canteiros operem no modo ágil, onde qualquer movimento ou mudança no plano de ação seja comunicado em tempo real e os profissionais consigam enxergar os impactos de ponta a ponta.

Soluções como as da Agilean chegam para revolucionar a indústria da construção civil, ao digitalizar o maior número possível de canteiros em todas as regiões. Fazemos com que construtoras, incorporadoras e empreiteiras se transformem em verdadeiros centros de excelência em gestão e produtividade.

O que é a Agilean?
Com mais de 6 milhões de metros quadrados digitalizados em todo o país, a Agilean promove uma gestão com excelência, alta produtividade e digitalização dos processos na construção civil. Por meio de uma plataforma acessível e intuitiva, todas as informações estão disponíveis em tempo real, levando agilidade para a realização de diversas obras simultaneamente. A Agilean é a única plataforma do Brasil a integrar BIM e Lean Construction.

Qual é a vantagem de integrar BIM e Lean Construction?
A metodologia Lean propõe melhorar os resultados de negócios, otimizando processos e evitando desperdícios. Sua integração com o BIM permite aos usuários terem uma visão ampla e precisa de todas as etapas da obra. Com a ferramenta da Agilean é possível ter em um só local orçamentos, controle de qualidade, análise de valor agregado, gastos e informações em tempo real sobre a execução. Essa combinação dos dados permite fazer uma análise completa do cenário, direcionar os recursos para o que realmente importa, além de elaborar os planejamentos de forma mais assertiva.

O que muda em uma obra com a utilização da Agilean?
A Agilean possibilita uma gestão dinâmica que se adequa a realidade da operação nos canteiros, informando os desvios e traçando para os gestores planos de ação para o aumento da rentabilidade das obras, tudo isso com informações em tempo real, por meio de painéis interativos e pelo chatbot.

Além dos indicadores da própria construção, os usuários têm acesso a um ranking automático com o comparativo e a média de todas as obras que utilizam a plataforma, facilitando uma visão macro e a adequação de estratégias quando necessário.

Com duas vezes mais aderência entre planejamento e execução, os benefícios também incluem 10% de ganho em velocidade de produção, 15% em produtividade, 5% de redução nos custos das obras, além de nenhum papel em todo o processo, já que tudo funciona de forma 100% digital. 

Quais são os benefícios práticos de promover uma gestão ágil?
Uma gestão ágil permite aos profissionais automatizarem as tarefas burocráticas e se dedicarem mais ao que é estratégico. Liberamos as pessoas do operacional e trazemos para o campo das ideias. O tempo economizado pode ser utilizado para pensarem em melhorias e utilizarem a criatividade para desenvolver cada vez mais projetos inovadores. É isso o que falta em nosso setor.

Sobre a Agilean
https://agilean.com.br/
 
Plataforma de gestão para obras, a Agilean é a única do Brasil a fazer a integração entre BIM e Lean Construction. Com mais de 6 milhões de metros quadrados digitalizados em todo o país, promove uma gestão com excelência, alta produtividade e digitalização dos processos na construção civil. Trazendo ganhos expressivos como reduções de até 10% do custo de produção das obras.
 
Por meio de uma plataforma acessível e intuitiva, todas as informações relacionadas ao planejamento e controle das obras estão disponíveis em tempo real, levando agilidade e assertividade para a tomada de decisão dos gestores de construtoras e incorporadoras.
 
A Agilean permite uma digitalização de ponta a ponta do dia a dia das obras, indo desde o planejamento até o recebimento das atividades no canteiro. Além de viabilizar grandes otimizações no prazo, custo e qualidade das obras, a tecnologia da plataforma reduz em até 60% o tempo gasto com atividades operacionais necessárias para a gestão das construtoras e incorporadoras.

Notícias Relacionadas »
Comentários »