MENU

23/04/2022 às 23h13min - Atualizada em 23/04/2022 às 23h13min

Pesquisa levanta informações sobre a segurança alimentar nos municípios

Os dados do estudo do Ministério da Cidadania vão ajudar na elaboração de políticas públicas mais adequadas

Angélica Córdova
Brasil 61
Foto: Gustavo - Adobe Stock / Brasil 61

 
Os municípios brasileiros já podem participar do Mapeamento de Segurança Alimentar e Nutricional 2022. Esta é a quarta edição da pesquisa de Segurança Alimentar. A primeira edição foi em 2014 e a última, em 2018. A expectativa do Ministério da Cidadania é que mais de 3,3 mil municípios participem da coleta de dados para a composição do mapeamento.  Cada município pode fazer o preenchimento das informações até o dia 2 de julho, via internet

O diretor do Departamento de Estruturação de Equipamentos Públicos do Ministério da Cidadania, Luis Romaguera, explica que é fundamental a adesão dos municípios para que as políticas públicas na área de segurança alimentar possam ser aperfeiçoadas. 

“A adesão à pesquisa é voluntária e a sua participação contribui significativamente para o fortalecimento do SISAN nacional e para o aprimoramento das políticas públicas que visem a garantia do direito humano à alimentação adequada em todo o território nacional. É importante que gestor ou gestora responsável pelo preenchimento do questionário, seja alguém que conheça o melhor possível as ações que são realizadas no município”, explica.


Falar em segurança alimentar envolve questões como a quantidade e qualidade da alimentação da população. Gustavo Chianca, representante do Fundo das Nações Unidas para a Alimentação (FAO), explica que o conceito que envolve a segurança alimentar traz desafios complexos. “Ele inclui a fome, a má nutrição, doenças relacionadas à alimentação, uma alimentação que, muitas vezes, não é saudável”, complementa. 

Os gestores municipais podem buscar mais informações pelo e-mail [email protected]; pelos telefones (61) 2030-1051/1129/2066 ou pelo Whatsapp (61) 2030-2066.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »