MENU

20/04/2022 às 22h45min - Atualizada em 20/04/2022 às 22h45min

Cuidando muito bem de seu pet com muito amor e dedicação

Da Redação
Brasil 61
Foto: Reprodução/Internet
  
Ah, nada como ter um bichinho de estimação!  Um pet proporciona alívio para o estresse, melhora a saúde, ajuda as crianças aprenderem sobre convivência e cuidado; comprovadamente os pets trazem benefícios psicológicos. No entanto, é importante não se esquecer que um pet necessita de cuidados específicos e do mesmo jeito que a família se apega a ele por vários motivos, o bichinho também se apega aos humanos. E mais, assim como os humanos, os pets adoecem e envelhecem.

Adquirir um pet exige responsabilidade. Além dos laços afetivos que serão criados com a convivência, o animal é carente de atenção e requer cuidados. Assumir esse compromisso implica admitir a existência de uma relação de dependência do pet com o dono e, no caso de imprevistos, como a falta do dono ou a mudança de casa para apartamento, buscar soluções que garantam o bem-estar do animal.

Assim, diante de uma separação inevitável entre o dono e o bichinho de estimação, a melhor alternativa é buscar um novo lar para o pet. A mudança, que exigirá alguns cuidados para a escolha certa da pessoa predisposta a adotar o animal, deve prever também que o pet precisará de um tempo de adaptação, já que todas as demarcações de território, cheiros, espaço e sons são perdidos. Caberá ao novo proprietário reeducar o pet, com um trabalho de ensinamento similar ao realizado quando o animal era filhote, como o de fazer xixi no lugar correto. E isto pode exigir muito amor e paciência.

O novo proprietário deverá assumir um papel de líder, para conduzir o animal para essa nova situação, sem que consequências, como estresse ou desobediência, sejam desencadeadas. O pet vê o dono como líder da matilha, por isso é importante que o novo dono assuma o comando da situação, explicam os especialistas em comportamento animal.

Cães de guarda também têm a capacidade de se acostumarem a novos donos. Nesses casos, além do caráter de liderança frente ao pet, o que deixará o animal mais calmo, é importante trabalhar a obediência com comandos básicos, como o “senta, deita”. O animal passa a criar confiança na pessoa que está no comando, realizando a ação de guarda apenas quando necessária.

Para que o pet continue sendo bem tratado e receba o carinho de uma nova família, é importante considerar quem é o adotante e quais condições ele tem para criar o pet.

Espalhar pela vizinhança a necessidade de doação é uma boa alternativa para conseguir um vizinho que já tenha simpatia pelo animal. Caso não tenha referências do potencial novo dono, uma visita para conhecer o novo lar do pet é essencial. Dessa forma será possível avaliar as condições de higiene e o propósito do adotante. Doar um animal já castrado pode evitar que comerciantes utilizem o pet apenas para a reprodução, descartando-o quando alcançam caminham para a velhice. Também é importante ter em mente que um animal que tenha convivido em ambiente familiar e que é doado para guarda de uma empresa, por exemplo, pode sofrer muito com o afastamento das pessoas.

Não dá para ignorar que colocar o pet em outro lar vai causar-lhe sofrimento até que se adapte e já que o pet faz parte da família (e não se costuma deixar os membros da família para trás), o ideal mesmo é fazer tudo para que o pet seja incluído na nova vida e apelar para doação depois de ter esgotado todas as possibilidades.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »