MENU

25/07/2020 às 16h22min - Atualizada em 25/07/2020 às 16h22min

Imperatriz tem saldo positivo com abertura de empresas em junho

Mais de 200 empresas foram aberturas; e mais de 10 mil MEIs formalizados desde 2017

Regilson Borges
ASCOM/PMI
Formalização de novos microempreendedores favorecem para melhora da economia local - Foto: Edmara Silva
Políticas públicas para geração de emprego e renda continuam em Imperatriz. Mesmo com a pandemia do novo coronavírus que afetou todo o mundo, na cidade, servidores da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Sedec, realizam cadastro de microempreendedores, para que eles saiam da informalidade. Como resultado de todo esforço da Sedec, Imperatriz possui saldo positivo em relação à abertura de novas empresas no mês de junho.
De acordo com a Junta Comercial do Estado do Maranhão, Jucema, os dados divulgados no Boletim Empresarial mostram que Imperatriz possui capacidade para se recuperar rapidamente da crise econômica causada pela Covid - 19. O município fica atrás apenas da capital São Luís, em relação ao número de abertura de novas empresas, com 215 novas empresas abertas.
 
Abertura de empresas por municipio 
 
São Luís 857
Imperatriz 215 
São José de Ribamar 118 
Timon 87
Fonte: JUCEMA - Boletim Empresarial 1ª edição
 
Secretário de Desenvolvimento Econômico, Josivaldo JP, comenta o destaque de Imperatriz no cenário estadual. "A gestão Assis Ramos está na direção certa em nossas políticas públicas de retomada das atividades econômicas. Os projetos Sedec Itinerante e Feira Cidadã, por exemplo, contribuirão com o avanço da economia, principalmente na formalização dos MEIs e de pequenas empresas, o que reforça os dados estatístico da Jucema". 
No projeto Sedec Itinerante, por exemplo, que continua a todo vapor, o secretário Josivaldo saiu junto com as equipes pelas ruas da cidade, para formalizar os microempreendedores que não possuem documentação necessário para obter crédito bancário, por exemplo. A formalização também contribui para que a pessoa física tenha acesso a direitos como a Previdência Social.
Os projetos da Sedec estão sendo implementados conforme acontece a abertura gradual do comércio. "A gestão Assis Ramos, por meio da Sedec, vive um novo cenário econômico, onde os negócios estão em uma nova formatação, e para tanto estamos indo de porta em porta dos comerciantes e demais atividades laborais para orientar e conscientizar os que estão na informalidade", comenta Josivaldo.
 
AVANÇO
 
Outro ponto positivo em relação à formalização dos MEIs, em Imperatriz, é que desde 2017 foram incrementados mais de 43,93% de novas inscrições, fruto do esforço da gestão Assis. Até junho de 2020, há 10.476 microempreendedores cadastrados, de acordo com a Sedec. Já a nível estadual, as micro e pequenas empresas representam 98,6% de abertura de novos negócios neste ano.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »