MENU

20/04/2022 às 19h49min - Atualizada em 20/04/2022 às 19h49min

Mostra gratuita de filmes acontece neste feriado no Teatro Ferreira Gullar

Serão exibidos curtas-metragens produzidos em Imperatriz a partir das 19h, desta quinta-feira (21)

Hyana Reis
Fotos: Divulgação
 
Neste feriado do dia 21 de abril, quinta-feira, o Teatro Ferreira Gullar recebe uma mostra gratuita de filmes, a partir das 19h. Na ocasião, serão exibidos curtas-metragens produzidos em Imperatriz, que foram premiados pela Lei Aldir Blanc.

Produzido por jornalistas e cineastas da cidade, os filmes correspondem a dois documentários e um espetáculo de dança audiovisual. Os curtas contam com financiamento da  Secretaria de Estado de Cultura (SECMA), e do Governo do Maranhão, e estão sendo exibidos por meio de apoio da Fundação Cultural de Imperatriz.

Contemplando características e histórias locais, os curta-metragens homenageiam a cidade e propõem reflexões. Confira abaixo a sinopse dos filmes que serão exibidos.

Documentário - “As Paneladas”
“As paneladas” é um recorte dos diferentes aspectos que permeiam o famoso prato da panelada, que está presente na cidade, há aproximadamente, oitenta anos e já faz parte do imaginário popular quando falamos de Imperatriz

Documentário - “Atenção para este aviso”
No final dos anos 80, um microfone e uma caixa de som mudaram a comunicação dos bairros Bom Sucesso e Boca da Mata, na periferia de Imperatriz. Com uma locutora de tom suave sempre iniciando com a frase “atenção para este aviso”, a chamada “voz” traz os mais diversos anúncios e comunicados para a comunidade dessa região, desde a propaganda de um novo comércio, produto, evento, ao aviso de crianças que se perderam.  Funcionando como uma espécie de rádio local, a voz sobrevive até hoje, mesmo contra as tecnologias de comunicação e a internet.

Espetáculo audiovisual de dança - Tu és tua!
O espetáculo tem como temática central a violência contra a mulher em sociedade, estas que são retratadas em coreografias e trazem o debate para além das agressões físicas, mas também abordam a violência do Estado, a estética, a psicológica, entre outras formas de negligências aos direitos das mulheres e ao corpo feminino no mundo.

“Tu és Tua!” vem da concepção de que o espetáculo é uma conversa direta às mulheres, que busca levar a compreensão de que cada uma é um ser único, capaz e pertencente exclusivamente a si mesma.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »