MENU

19/04/2022 às 20h06min - Atualizada em 19/04/2022 às 20h06min

Governo do Estado realiza triagem para procedimentos do Programa Mais Cirurgias em Imperatriz

Benaya Ewerton
Secom
Foi realizada a triagem de pacientes para as cirurgias oftalmológicas que serão realizadas ainda este mês - Foto: Ilano Lima
 
Intensificando as ações do Programa Mais Cirurgias na rede estadual de saúde, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou, nesta segunda (18) e terça-feira (19), a triagem de pacientes para as cirurgias oftalmológicas que serão realizadas ainda este mês no Hospital Macrorregional Dra. Ruth Noleto, em Imperatriz. Cerca de 400 pacientes passaram pela triagem para a cirurgia de catarata ou de pterígio.

O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, acompanhou os atendimentos e destacou que o Governo do Maranhão tem investido cada vez mais no Programa Mais Cirurgias. “Por determinação do governador Carlos Brandão, desde a sua posse, nós temos uma missão que é zerar as filas de cirurgias eletivas. Por isso, estamos realizando essa e outras ações para garantir à população a realização dos seus procedimentos cirúrgicos, que tiveram que ser suspensos por conta da pandemia”, disse Tiago Fernandes.

As ações do Programa Mais Cirurgias vêm sendo executadas com o objetivo de acelerar os atendimentos que ficaram represados durante o período mais crítico da pandemia da Covid-19, quando as cirurgias eletivas tiveram que ser suspensas.

Entre os pacientes atendidos na triagem em Imperatriz nesta terça-feira (19), esteve dona Junilia Oliveira Soares, de 63 anos, moradora do município de João Lisboa. “Eu tenho dificuldade de enxergar nos dois olhos. Os médicos me falaram que é catarata, por isso eu estou aqui hoje para fazer a triagem e realizar o meu procedimento. Esse tipo de ação é muito importante, pois nós não temos condições de pagar por uma cirurgia”, elogiou a aposentada.

O aposentado Manoel Raimundo Gomes, de 74 anos, também é um dos beneficiados com o Programa. Ele é morador da cidade de Imperatriz e precisa fazer uma cirurgia de catarata. “Assim como eu, muita gente não tem condições de pagar por esse procedimento. Essa ação veio em boa hora, pois estava precisando”, contou o aposentado que está com a visão dos dois olhos comprometida.

O presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), Marcello Duailibe, ressaltou que o Programa Mais Cirurgias é uma ferramenta importante, por isso está em expansão. “Estas ações fazem parte de uma estratégia de curtíssimo prazo para auxiliar no término da fila de espera para procedimentos cirúrgicos eletivos. Hoje, estamos aqui na Região Tocantina, mas iremos realizar essas ações em todas as regiões maranhenses”, afirmou o Marcello.

De acordo com o diretor administrativo do Hospital Macrorregional de Imperatriz, Felype Hanns, a oferta dessas cirurgias é muito importante para a Região Tocantina, uma vez que o Hospital Macrorregional de Imperatriz atende a 43 cidades de quatro Regionais de Saúde.

“Conseguimos atender uma grande demanda de pacientes que aguardam por um procedimento desse. Este ano, o Programa Mais Cirurgias já promoveu procedimentos em ortopedia, cirurgia geral e ginecologia. Na próxima semana, realizaremos novas cirurgias gerais, beneficiando pacientes de toda a região”, enfatizou o diretor administrativo. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »