MENU

13/04/2022 às 15h35min - Atualizada em 16/04/2022 às 00h00min

Pulgas e carrapatos: os cuidados com a prevenção devem ser o ano todo

Ao contrário do que se pensa, o verão não é a única época em que os tutores de pets devem prevenir os parasitas externos. As infestações podem ocorrer em qualquer época do ano, devido às constantes mudanças de temperatura, típicas do clima brasileiro

SALA DA NOTÍCIA Elabore Estratégia
As águas de março fecharam o verão - mas isso não quer dizer que os tutores de pets podem deixar de lado os cuidados com carrapatos e pulgas, mais comuns na estação mais quente do ano. De acordo com Cristiano Anjo, gerente de Marketing de Pet Health da Elanco para o Brasil e Cone Sul, o Brasil é um país com muitas oscilações de temperatura, o que acaba favorecendo infestações durante todo o ano.
 
“Além de causar muito desconforto, pulgas e, especialmente, carrapatos podem transmitir doenças graves, inclusive para humanos. Por isso, é preciso agir durante todo o ano e não focar nos cuidados apenas durante o verão, mesmo porque sabemos que, no Brasil, há períodos em que vivemos as quatro estações em um único dia”, afirmou Cristiano.
 
O desconforto mais comum causado pelos parasitas é a coceira, mas este é apenas um dos males. Carrapatos são responsáveis pela transmissão das hemoparasitoses, doenças em que o parasita infecta células do sangue. Entre elas, é importante mencionar a erliquiose, babesiose, anaplasmose e rangeliose, transmitidas pela picada do carrapato Rhipicephalus sanguineus. Conhecidas como ''doença do carrapato'', são graves, silenciosas, se manifestam de diversas formas e podem levar o animal a óbito.

Outro risco para pets - e também para humanos - é a febre maculosa, uma infecção causada pela Rickettsia rickettsii, que é transmitida pelo “carrapato estrela” por meio de sua picada. A transmissão da doença para as pessoas acontece quando o carrapato infectado pica o humano, inoculando a bactéria por meio da saliva do parasita, diretamente para a corrente sanguínea.

Agir de forma preventiva é sempre a melhor opção. É preciso manter os cuidados com os animais, com o uso periódico de produtos que combatam os parasitas externos antes que eles contaminem os animais e o ambiente. Segundo Cristiano, a maior parte dos tutores aplica produtos em seus animais somente após a visualização dos parasitas. “O conceito de prevenção ainda não está consolidado no Brasil. Por isso, consideramos fundamental disseminar informações sobre os hábitos dos parasitas e destacar que as doenças transmitidas pelo carrapato vêm crescendo no país devido às condições ambientais favoráveis e à adaptação desse parasita ao meio urbano”, afirma.

Outro ponto de atenção é o ambiente onde o animal vive. "Para se ter uma ideia, apenas 5% das pulgas e carrapatos (parasitas adultos) estão presentes no animal e 95% dos parasitas em suas formas jovens, como os ovos, larvas e pupas, estão presentes no ambiente,'', destaca o executivo.

O tratamento preventivo protege os animais e os humanos ao redor. “Os animais são parte da família! A missão da Elanco é proporcionar condições para que esses nossos companheiros estejam saudáveis e felizes!”, disse Cristiano.
 
OPÇÕES PARA PREVENÇÃO - Para prevenir e eliminar carrapatos e pulgas e ainda reduzir o risco da transmissão de doenças provenientes desses parasitas, a Elanco possui soluções específicas, como o Credeli™, um comprimido mastigável, pequeno e saboroso. “Ele atua rapidamente, protegendo cães filhotes a partir de 1,3 kg e 8 semanas de idade, além dos adultos”, explica. Segundo Cristiano, depois de ingerido, o medicamento elimina 100% dos carrapatos, incluindo o transmissor da febre maculosa, em até 8 horas e 100% das pulgas em até 6 horas. Cada embalagem contém 3 comprimidos, um para cada mês, totalizando 90 dias de proteção.

O medicamento tem 100% de aceitação em 70 diferentes raças de cães, incluindo as raças “Toy”, como Chihuahua e Yorkshire Terrier.

Outra solução preventiva é a coleira Seresto®, que oferece proteção eficaz contra pulgas e carrapatos em cães e pulgas em gatos. Seresto® é um produto que garante eficácia duradoura, segurança e elimina a necessidade de tratamentos frequentes. Seresto® protege por até 8 meses, tem ação exclusiva e age liberando ingredientes ativos em baixas doses controladas, distribuindo-os pela pele, pelo e camada lipídica do pet, diminuindo assim, o risco de picadas.

AMBIENTE - Muitas vezes eliminar as pulgas diretamente do seu pet pode não resolver o problema se esses parasitos estiverem presentes no ambiente de convívio do animal. Para ajudar a resolver esse problema, a Elanco disponibiliza o spray Fleegard™, que auxilia o controle das pulgas adultas já no primeiro dia de aplicação e possui elevada eficácia contra as formas jovens, impedindo o desenvolvimento e interrompendo o ciclo de vida destes parasitas. Este efeito possui elevada eficácia no controle ambiental e, consequentemente, previne as reinfestações por até seis meses.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »