MENU

15/04/2022 às 21h24min - Atualizada em 15/04/2022 às 21h24min

Prefeitura e IFMA realizam ação de recuperação de nascente

​​​​​​​Os trabalhos contam com a participação de jovens do Programa Agente Jovem Ambiental

Léo Costa
Secretaria do Meio Ambiente
Recuperação de nascente em área da Fazenda Santa Lourdes, no Camaçari (Foto: Assessoria)

A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) e membros do Programa Agente Jovem Ambiental (AJA), realizaram na manhã desta quarta-feira (13), um trabalho de recuperação de nascente em uma área da Fazenda Santa Lourdes, no Camaçari. Durante as atividades foram plantadas 160 mudas de açaí.

De acordo com a secretária de Meio Ambiente, Rosa Arruda, o projeto “Nascentes de Imperatriz”, faz parte de um convênio celebrado entre Semmarh e campus local do IFMA, em agosto de 2021, visando à colaboração em ações de educação ambiental relativas ao desenvolvimento do projeto de preservação e recuperação de áreas de nascentes nos bairros e povoados do município.

“O projeto vem intensificar os esforços necessários para que o município aumente a cada dia o número de nascentes em recuperação. Ele está sendo executado através de convênio formado pela Secretaria de Meio Ambiente e o IFMA desde o ano passado. É importante também que a população reflita e colabore com esse esforço plantando árvores nas margens das nascentes, rios e lagos. Fazendo o descarte de seu lixo em locais adequados. Cuidando, preservando e recuperando, a água é um bem de todos e essencial à vida”, destacou Rosa Arruda.

Além da ação de recuperação de nascentes na Fazenda Santa Lourdes, visitas também já foram realizadas pelo Departamento de Educação Ambiental e Socioambiental da Semmarh em conjunto com o Instituto, em nascentes de propriedades privadas em Petrolina, Parque Santa Lúcia e Rancho Roxinol, na zona rural e urbana.

A diretora do Departamento de Educação Ambiental da Semmarh, Bárbara Brenda Soares, também enfatizou sobre as ações de recuperação das nascente e a importância da água.

“A água é um bem para todos, é imprescindível a ampliação de ações de proteção, preservação e conservação dos recursos hídricos, combatendo o uso abusivo e a poluição dos córregos, rios e nascentes. É nesse viés que a Secretaria de Meio Ambiente e parceiros, como o IFMA e outros, vem trabalhando, realizando varias ações com esse objetivo, tais como o plantio de mudas de árvores em nossas nascentes”, enfatizou Bárbara Brenda.  

O projeto é coordenado pelo professor da área ambiental do IFMA, Antonio José Dias Vieira, e tem como agente fomentador do projeto a Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf), e executores e investidores de recursos a Prefeitura de Imperatriz, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) – Campus Imperatriz, e Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UemaSul).

“Ação do Projeto Nascentes de Imperatriz é fruto da cooperação da Codevasf, Ifma, Prefeitura e UemaSul. Seu objetivo é o enriquecimento vegetal de áreas de preservação permanente (Mata Ciliar) de nascente localizada na Fazenda Santa Lourdes e em propriedades em que os donos se tornem participantes do projeto”, disse Antônio Dias.

Nas áreas em que os proprietários participam do projeto a equipe realiza diagnóstico do status de preservação das nascentes, por meio da análise da cobertura vegetal e qualidade da água, culminando com a proposta de ações de preservação ou enriquecimento vegetal do entorno da nascente. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »