MENU

14/04/2022 às 18h52min - Atualizada em 14/04/2022 às 18h52min

Diocese de Imperatriz anuncia programação para a Semana Santa

Atividades serão presididas por Dom Vilsom Basso; Via-Sacra começa às 7h30, sendo que depois, às 15h, acontece a Paixão do Senhor

Raimundo
Dom Vilsom Basso e padres da Diocese durante celebração - Foto: Divulgação
 
A Igreja Católica permanece celebrando a Semana Santa em Imperatriz. Atividades alusivas à data acontecem nas diversas paróquias da cidade e região, conforme as informações levantadas na manhã desta quinta-feira, 14 de abril, pela reportagem de O PROGRESSO

Na quarta-feira, aconteceram as Procissões dos Encontros, na Igreja São Francisco de Assis (Praça Brasil) e na Catedral Nossa Senhora de Fátima (Centro). 

Nesta quinta-feira, a Missa da Ceia do Senhor, com o Lava Pés, a partir das 19h, foi celebrada por Dom Vilsom Basso, bispo da Diocese de Imperatriz.

Antes, às 9h, foi celebrada, também por Dom Vilsom Basso, a Missa do Crisma, concelebrada dos presbíteros da Diocese de Imperatriz, na Catedral de Fátima.

“Um momento forte para a Igreja Católica, em que os padres renovam as promessas sacerdotais pronunciadas no dia da ordenação, tal qual como ocorre com a bênção dos óleos dos catecúmenos e dos enfermos e a consagração do Santo Crisma (Santos Óleos)”.


SEXTA-FEIRA SANTA
7h30 – Via Sacra, com o padre Eliezer
15h – Celebração da Paixão do Senhor, com Dom Vilsom Basso

SÁBADO/CATEDRAL DE FÁTIMA
Sábado Santo
20h – Vigília Pascal, com Dom Vilsom Basso
17h – Missa, com Dom Vilsom Basso
19h – Missa, com o padre Eliezer

DOMINGO DE PÁSCOA
8h – Missa, com o padre Eliezer
11h – Missa, com o padre Jayder
17h – Missa, com Dom Vilsom Basso
19h – Missa, com o padre Eliezer

SOBRE OS SANTOS ÓLEOS
A unção com os óleos bentos vem do Antigo Testamento que era utilizada para consagrar os reis, sacerdotes e profetas. 

ÓLEO DO CRISMA 
Significa a plenitude do Espírito Santo, revelando que o cristão deve irradiar “o bom perfume de Cristo”. É usado no sacramento da Confirmação (Crisma) quando o cristão é confirmado na graça e no dom do Espírito Santo, para viver como adulto na fé. Este óleo também usado no sacramento da ordem, (Sacerdotes) para ungir os “escolhidos” que irão trabalhar no anúncio da Palavra de Deus, conduzindo o povo e santificando-o no ministério dos sacramentos.

ÓLEO DOS CATECÚMENOS 
Significa a libertação do mal, a força de Deus que penetra no catecúmeno, libertação e preparação para o nascimento pela água e pelo Espírito, para os que irão receber o Batismo, sejam adultos ou crianças, antes do rito da água.

ÓLEO DOS ENFERMOS
É usado no sacramento dos enfermos, conhecido como “extrema-unção”. Ele simboliza a força do Espírito de Deus para a provação da doença, para o fortalecimento da pessoa na doença e no sofrimento, ao mesmo tempo em que tem todo um significado de preparação da passagem desta vida para a vida eterna. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »