MENU

13/04/2022 às 20h47min - Atualizada em 13/04/2022 às 20h47min

Escola Superior do MP promove palestra sobre crime organizado e direitos humanos

Redação / CCOM-MPMA
Karla Adriana Farias Vieira, diretora da Escola Superior e João Paulo Bichão, membro do Ministério Público de Portugal - Foto: Divulgação / CCOM-MPMA
 
As ações de combate à criminalidade, investigações e o respeito às garantias individuais e coletivas foram temas abordados na palestra “O crime organizado como ameaça aos direitos humanos”. A atividade foi realizada nesta terça-feira, 12, na sede das Promotorias da Capital, reunindo membros e servidores do MPMA. 

Na palestra, o membro do Ministério Público de Portugal e doutor em Direitos Humanos (Universidade de Salamanca), João Paulo Bichão destacou que o crime organizado evoluiu e foi se adaptando ao avanço tecnológico e social. “O crime organizado ofende a estrutura do Estado, ofende a própria democracia que é sustentada nos direitos humanos”. 

O diretor das Promotorias de Justiça de São Luís, Esdras Liberalino, deu as boas-vindas aos participantes e ao palestrante. “Tenho certeza que será uma contribuição valiosa ao Ministério Público”. 
A diretora da Escola Superior, Karla Adriana Farias Vieira, destacou que, de acordo com o Índice Global do Crime Organizado, com dados de 2021, o Brasil é o 22º dos 193 estados-membros da ONU com mais alto índice de criminalidade organizada. “O combate ao crime organizado precisa ser persistente”. 

O procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau, igualmente agradeceu a presença do palestrante e destacou que aumentou os investimentos e ampliou a estrutura do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) e da Coordenadoria de Assuntos Estratégicos e Inteligência do Ministério Público do Estado do Maranhão (CAEI). 

“Estou estendendo o CAEI para dois municípios grandes do nosso estado: Timon e Imperatriz. Nós somos a instituição que mais tem combatido o crime organizado no mundo e no Brasil não poderia ser diferente. O Ministério Público tem que estar unido para cada vez mais combater o crime”, refletiu Nicolau. 

A palestra foi mediada pela promotora de justiça e coordenadora de pós-graduação da ESMP, Ana Luiza Almeida Ferro.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »