MENU

13/04/2022 às 20h39min - Atualizada em 13/04/2022 às 20h39min

Seduc realiza “I Ciclo de Acompanhamento Formativo 2022” com foco na reformulação do Ensino Médio

Assessoria
Equipe a ser formada servirá de multiplicadora do conhecimento adquirido, junto aos gestores escolares e professores das 19 UREs, nos 217 municípios maranhenses - Foto: Divulgação
 
Com o objetivo de aprofundar junto aos técnicos os processos pedagógicos referentes aos novos componentes curriculares implantados nas escolas de Ensino Regular da rede de ensino, a Secretária de Estado da Educação (Seduc) realizou, nesta quarta-feira (13), o “I Ciclo de Acompanhamento Formativo”.

Participam da formação 30 educadores, entre integrantes do Grupo de Acompanhamento do Ensino Médio (GAEM), Articuladores Estaduais (AE) e Articuladores Regionais lotados na Unidade Regional de Educação (URE) de São Luís. Essa equipe que será formada servirá de multiplicadora do conhecimento adquirido, junto aos gestores escolares e professores das 19 UREs, nos 217 municípios maranhenses. 

Serão realizados quatro Ciclos de Acompanhamento Formativo durante este ano. Nesse primeiro ciclo de formação, realizado pela equipe de Gestão da Seduc e equipe dos Centros Educa Mais, foram trabalhadas temáticas voltadas para o acompanhamento da gestão dos processos pedagógicos na escola, referente à formação geral básica e, principalmente, a parte diversifica do currículo, que inclui componentes curriculares como: Projeto de Vida, Tutoria, entre outros conteúdos complementares embasados na realidade regional e local. 

“Essa é uma estratégia que estamos trazendo do Ensino Integral, dos Centros Educa Mais, para as Escolas do Ensino Médio Parcial, com proposta de acompanhar e verificar de que forma e que estratégias podemos usar para apoiar as escolas nesse processo de implantação e reformulação do Ensino Médio na rede”, destacou Eliziane Carneiro, supervisora de Gestão Escolar da Rede Estadual de Educação.

Webinários formativos
Além do Ciclo de Acompanhamento Formativo, realizado de forma presencial, a Seduc também deu início, na segunda-feira (11), a uma série de webinários formativos sobre a parte diversificada do currículo. A ação voltada para Gestores Escolares, Articuladores de Itinerários, Supervisores Escolares, Gestores Regionais, Diretores de Educação e Articuladores Regionais de Acompanhamento, contou com a participação de cerca de 2 mil profissionais da educação. 

No primeiro webinário, foram abordados os temas: “Da escola para o mundo, um olhar reflexivo sobre o Projeto de Vida” e “Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) Novo Ensino Médio”. Na próxima segunda-feira (18), acontecerá o segundo webinário, que trabalhará a temática: Tutoria e Pré-Itinerários Formativos.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »