MENU

12/04/2022 às 21h49min - Atualizada em 12/04/2022 às 21h49min

Deputada Valderez comemora apresentação dos novos nomeados do Sistema Penal e Socioeducativo

Na Assembleia Legislativa, a parlamentar votou favorável aos projetos de lei (PL), já aprovados, que instituíram o Plano de Cargos, Carreira e Subsídios (PCCS) das categorias

Assessoria
Foto: Alessandro Ferreira
 
A deputada estadual, Valderez Castelo Branco, prestigiou a solenidade de apresentação dos novos nomeados do Sistema Socioeducativo e Policiais Penais, realizada pelo Governo do Estado, na manhã desta terça-feira (12). Foram chamados 156 policiais penais e 60 agentes do sistema socioeducativo – sendo agentes especialistas em pedagogia, técnicos de enfermagem, serviço social e psicologia. Todos os candidatos dessas categorias já passaram pelo curso de formação e estão aptos para o início imediato de suas atribuições.

Para a parlamentar, é uma alegria participar deste momento, que ela considera importante para o Tocantins e para a segurança da população. “Parabenizo o Governo do Estado e sua equipe, que tem feito o seu trabalho de maneira responsável em todas as áreas, mas especialmente dentro da segurança pública, para garantir que o Estado mantenha a ordem e a sociedade civil se sinta mais protegida”, disse.

Na Assembleia Legislativa, a parlamentar votou favorável aos projetos de lei (PL), já aprovados, que instituíram o Plano de Cargos, Carreira e Subsídios (PCCS) das categorias.
Valderez lembrou que houve recentemente o chamamento de 1000 alunos-soldados da Polícia militar que, após curso de capacitação, atuaram em diversos municípios. “Contribui com a destinação de emenda parlamentar no valor de R$ 100 mil para ajudar na realização do curso de formação para que assim, em breve, eles estejam nas ruas e nos órgãos, cuidando da nossa gente”, declarou.

Presenças
Estiveram presentes o Governador do Estado, Wanderlei Barbosa, o presidente da Assembleia Legislativa, Antônio Andrade, o ex-deputado Federal Lázaro Botelho, o Secretário Estadual de Cidadania e Justiça, Deusiano Pereira Amorim, o Chefe da Casa Militar, Coronel Márcio Antônio Barbosa, o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar, Coronel Carlos Eduardo Farias, o Superintende do Sistema Penitenciário, Rogério Gomes, demais secretários de Governo, deputados estaduais, o reitor da Unitins, Augusto Rezende e demais autoridades.

O Concurso
O edital do concurso público para o provimento de vagas e cargo do quadro da Seciju foi lançado em abril de 2014, publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) e deflagrado em 15 de outubro de 2014. O certame teve aproximadamente 42 mil inscritos. A prova objetiva foi aplicada em dezembro do mesmo ano.

A primeira etapa do concurso esteve a cargo da Secretaria de Estado da Administração (Secad), e foi conduzida por meio da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (Funcab). Já a segunda etapa, que consistia no Curso de Formação, foi realizada pela Seciju. A primeira turma do Curso de Formação do Sistema Penitenciário iniciou as aulas em 15 de novembro de 2016 e a segunda, formada pelo cadastro de reserva, em 17 de setembro de 2018.

Em 2016, o Governo do Tocantins nomeou 820 aprovados para o quadro do Sistema Prisional, sendo 24 para os cargos de Analista em Defesa Social e 796 Técnicos em Defesa Social. Atualmente 745 servidores oriundos desse chamamento estão em exercício nas unidades penitenciárias e prisionais do Estado.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »