MENU

12/04/2022 às 21h46min - Atualizada em 12/04/2022 às 21h46min

Prefeito vistoria construção de quatro novas UBS nos bairros

Saúde de Araguaína irá ampliar atendimento e facilitar o acesso dos quase 20 mil moradores do Distrito Novo Horizonte e dos setores Vila Azul, Raizal e Araguaína Sul 2

Ascom Araguaína / Marcelo Martin
“A saúde é prioridade na minha gestão. As obras vão trazer mais conforto e segurança para a população”, afirmou Wagner - Foto: Ascom Araguaína / Marcelo Martin
 
O prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues, junto com secretários, vistoriou as obras de quatro novas UBS (unidades básicas de saúde) na última semana. As construções estão sendo realizadas no Distrito Novo Horizonte e nos setores Vila Azul, Raizal e Araguaína Sul, para ampliar o atendimento já oferecido nas regiões e facilitar o acesso dos quase 20 mil moradores locais.

“A saúde é prioridade na minha gestão. As obras vão trazer mais conforto e segurança para a população. Será mais uma unidade no Araguaína Sul, um prédio próprio para substituir a casa alugada onde funciona a UBS do Distrito Novo Horizonte, e nos setores Vila Azul e Raizal vão aproximar o atendimento que é oferecido em setores vizinhos”, explicou Wagner.
 
Atendimento completo
Nas unidades, serão realizadas consultas médicas, de enfermagem, odontológicas, visitas domiciliares, atividades educativas, PCCU (Papanicolau), teste do pezinho, imunização, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, avaliação antropométrica, curativos, retirada de pontos, nebulização, administração de medicamentos e outros serviços.

As equipes da Estratégia de Saúde da Família serão formadas por um médico, um enfermeiro, três técnicos de enfermagem, um farmacêutico, três servidores administrativos, um cirurgião dentista, um auxiliar em saúde bucal e 12 agentes comunitários de saúde. A UBS Raizal poderá receber até duas equipes e contará com capacidade mensal de 640 atendimentos de enfermagem, 960 consultas médicas e 480 procedimentos odontológicos.

Saúde é prioridade
A Prefeitura segue ampliando os investimentos na Saúde, que neste ano tem orçamento maior que R$ 203 milhões. Com parte desse recurso, a Prefeitura vai reformar todas as UBS seguindo um cronograma. As quatro primeiras unidades já estão em obras: UBS Bairro de Fátima, UBS Albeny Soares (Setor Couto), UBS Avany Galdino da Silva (Bairro São João) e UBS Manoel dos Reis (Jardim das Flores). As reformas são completas, do teto ao piso, com troca da climatização.

Também está revitalizando o CEO (Centro de Especialidades Odontológicas). O local que realiza uma média de 3.600 procedimentos todos os meses de forma gratuita, está recebendo troca do piso, telhado e pintura, além da substituição de toda a parte elétrica, e ampliação do número de salas de atendimento e novas cadeiras odontológicas.
 
Investimentos em Saúde
Desde 2013, a comunidade araguainense vem acompanhando a ampliação da rede de atendimento e melhoria dos serviços oferecidos na cidade. Foram entregues oito novas UBS, como dos setores Ponte, Maracanã e Costa Esmeralda, e outras seis passaram por reformas e ampliações, como nos setores Palmeiras do Norte e Araguaína Sul.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »