MENU

12/04/2022 às 18h10min - Atualizada em 12/04/2022 às 18h10min

Águas de Timon trabalha para entregar a maior Estação de Tratamento de Esgoto do município

Layra Maia
Comunicação AEGEA
Esquema de tratatmento de esgosto - Ilustração meramente explicativa (O PROGRESSO/Inernet)
 
A Águas de Timon entregará, neste primeiro semestre, a maior e a mais nova Estação de Tratamento de Esgoto da cidade, a ETE Piranhas, localizada na zona rural. O empreendimento marcará um novo capítulo da história do saneamento básico da cidade, contribuindo com muito mais saúde e qualidade de vida para a população. A ETE faz parte dos investimentos do programa Timon Saneada 2, que permitirão um salto na cobertura da rede de esgoto de 3% para 33% neste ano de 2022.

  
Além da entrega da ETE, o Timon Saneada 2 inclui a construção de uma Elevatória de Esgoto e de um túnel sob a Ferrovia da Transnordestina para implantação de linha de recalque. A ideia é que leve o esgoto da Elevatória até a ETE. Junto a isso, equipes da Águas de Timon trabalham na construção de 30 mil metros de rede nova e 40 mil metros de rede recuperada. Até 2026, a concessionária investirá R$168 milhões no saneamento da cidade, universalizando o acesso ao esgotamento sanitário no município.

A ETE Piranhas terá 120 mil metros² de área construída e será uma das maiores do Maranhão. Ao final da construção, chegará a 360 litros/segundo de vazão média de esgoto, com capacidade para atender mais de 200 mil habitantes junto aos 8 reatores presentes em sua estrutura. Além disso, a nova estação de tratamento contará com tecnologia de ponta para garantir uma boa infraestrutura em toda a dinâmica que envolverá a evolução do esgotamento.

“A obra é um marco no avanço do saneamento básico de Timon, trazendo a valorização imobiliária, além de preservar o meio ambiente. Destaca-se também a geração de trabalho e renda na cidade, uma vez que a obra chega a empregar cerca de 150 colaboradores”, avalia o gerente de Operações da Águas de Timon, Guilherme Coeli.

Obras de rede de esgoto
Simultânea à construção da ETE, à elevatória e ao túnel sob a Ferrovia Transnordestina, destaca-se também a continuidade do trabalho desenvolvido na implantação da rede de esgoto. Confira, a seguir, o cronograma das obras no período de 11/04 a 17/04, que estão concentradas nos bairros Boa Vista e Parque Piauí: Segunda (11/04): rua Boa Vista; Terça-feira (12/04): rua Boa Vista; Quarta-feira (13/04): rua Boa Vista; Quinta-feira (14/04): rua Boa Vista; Sexta-feira (15/04): rua Boa Vista; Sábado (16/04): rua Boa Vista; Domingo (17/04): rotatória da avenida Carlos Jansen.

Notícias Relacionadas »
Comentários »