MENU

08/04/2022 às 09h49min - Atualizada em 12/04/2022 às 00h01min

RH Digital é fundamental para empresas transformar processos e melhorar o nível de entrega

Em paralelo é preciso preparar os colaboradores para as novas tecnologias

SALA DA NOTÍCIA Denise Almeida
https://nela.com.br/
Divulgação

Com a crescente importância do RH como um braço estratégico de negócios, a transformação digital se tornou um alvo muito mais relevante para os líderes desse setor. Dados de uma pesquisa latinoamericana da Deloitte apontam que cerca de 81% das organizações já consideram o RH Digital “importante ou muito importante” e 56% das companhias afirmou que busca transformar os processos do setor de forma a incorporar as novas tecnologias, como móveis e digitais.

O RH digital simplifica o processo de acesso às informações essenciais de todos os funcionários e otimiza a tomada de decisões, pois todos os dados ficam instantaneamente acessíveis e atualizados. Operar em um ambiente digital, auxiliado por plataformas modernas e metodologias inovadoras, altera significativamente seu nível de entrega. 

Por exemplo, o Nela, plataforma de comunicação interna, gestão de desempenho e engajamento, desenvolvida pela Viasoft, empresa especializada em software de gestão, permite uma comunicação ágil e segura entre todos os colaboradores da empresa, independentemente da posição hierárquica, do CEO ao Menor Aprendiz. Todos se comunicam sem rodeios ou dificuldade por não saber qual a melhor forma de abordagem quando o contato é necessário. Dessa forma, o sentimento de pertencimento é fomentado por todos serem tratados como iguais e acessíveis, o que torna o ambiente acolhedor, amigável e leve. 

Com a pandemia, muitas empresas precisaram adaptar os seus treinamentos para serem realizados à distância. A Niduu, aplicativo que usa os elementos de games e microlições para desenvolver colaboradores, oferece treinamentos de forma fácil e rápida no celular. Fundada em 2017, a startup já capacitou mais de 380 mil colaboradores, registrando uma taxa de engajamento de mais de 80%. Presente em 19 estados, a solução em treinamentos gamificados atinge colaboradores de todos os níveis de formação, por utilizar uma plataforma desenvolvida para o mobile, pensando, inclusive, no público que tem um celular com baixa capacidade de armazenamento ou memória e uma internet limitada.

Já a 99jobs é uma plataforma digital gratuita de relacionamento com o trabalho. Criada para ajudar na tomada de decisões profissionais, permite que o candidato pesquise e explore informações sobre as organizações onde gostaria de trabalhar e com diferentes formas de encontrar a vaga em seu site: a 99jobs para Negócios, a 99match e a Nativeland. Além de empregabilidade, a organização realiza pesquisas e levantamentos junto de seus clientes e parceiros. 

Além das plataformas que ajudam o RH, é importante preparar os colaboradores para as novas tecnologias, e ainda, para o escritório virtual que muitas empresas passaram a oferecer, com a popularização do trabalho remoto. Em geral, as organizações costumam tratar a transição para cloud office como uma atividade centrada em TI. No entanto, o sucesso do projeto de implantação das ferramentas de escritório em nuvem depende diretamente do engajamento dos funcionários. 

A ilegra, empresa global de design, inovação e software, oferece aos seus parceiros o produto de Digital Workplace, um apoio na preparação da cultura e construção de capacidades para os times ‘fazerem acontecer’ estratégias digitais. A ideia é promover o engajamento e suavizar a adoção de novos processos e tecnologias, desenvolvendo a destreza digital dos seus colaboradores. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »