MENU

11/04/2022 às 20h54min - Atualizada em 11/04/2022 às 20h54min

Falece o empresário Francisco da Silva Almeida

“Chico Brasil” desbravou em diversos setores; lideranças empresariais e políticas destacam pioneirismo de um dos fundadores da CDL Imperatriz; por meio de nota, Prefeitura Municipal anuncia decreto de luto oficial de três dias no município

Raimundo Primeiro
Francisco da Silva Almeida, 66 anos - Foto: Divulgação
 
O empresário Francisco da Silva Almeida, 66 anos, presidente da CDL Imperatriz, morreu, na madrugada de domingo, 10 de abril, em decorrência de complicações de um acidente vascular cerebral sofrido no final de 2020. Ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital da Unimed. Chico Brasil era casado com a professora e advogada Iranete Chaves. Deixa dois filho, Francisco Segundo e Suely e três netos: Davi, Valentina e Lorenzo. 

O velório aconteceu no Palácio do Comércio e Indústria (PCI), sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Imperatriz, localizado na rua Bom Futuro, 455, Centro. Chico Brasil foi um dos fundadores da Instituição, ao lado de diversos empresários, entre os quais Osvaldo Rodrigues Marinho e Vilson Estácio Maia. Por volta das 10h30, o corpo de Chico Brasil foi enterrado no Cemitério Campo da Saudade, sob aplausos de familiares, amigos e empresários de várias regiões do Estado, entre os quais Fábio Ribeiro, presidente da CDL São Luís e Félix de Assis Albuquerque, presidente da CDL Estreito. 

LEGADO EMPRESARIAL
Mais conhecido por Chico Brasil, ele deixa com legado no meio empresarial, principalmente no setor Varejista Maranhense, uma atuação destacada onde contribui fortemente para o processo de fortalecimento do empreendedorismo local e regional. Foi conselheiro do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Maranhão (Sebrae-MA), da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado do Maranhão (FCDL-MA) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), a mãe das CDLs, com sede situada em Brasília (DF).

CARREIRA PROFISSIONAL EXITOSA
Chico Brasil nasceu em Trizidela do Vale (MA), chegando a Imperatriz em 1969, aos 12 anos. Veio com os pais, Luís Ananias da Silva Almeida e Maria Suely da Silva Almeida, em busca de melhores dias, ou seja, buscando prosperar pessoal e profissionalmente. Fez de tudo um pouco. Foi vendedor de picolés e do Armazém Abreu (onde começou sua carreira profissional) e do Armazém Paraíba, trabalhando na filial de Imperatriz do Grupo João Claudino, por 22 anos, chegando ao cargo de gerente. 

PAIXÃO PELA MÚSICA/CULTURA...
Inicialmente, ainda jovem, antes da carreira no setor lojista (contava, Chico; até tentou ser cantor, participando, inclusive, de um Concurso de Calouros.  Entretanto, a veia empresarial, o tino para os negócios, pulsou mais forte. Prevaleceu!.

ARROJO EMPRESARIAL
Ao lado de arrojados empreendedores, buscando fortalecer o setor varejista da cidade, foi um dos fundadores da Câmara de Dirigentes Lojistas de Imperatriz, que conta hoje com significativo número de associados, além de vários projetos exitosos, entre os quais a Campanha “Sonho de Natal”, Prêmio “Mérito Lojista”, Campanha “Liquida Imperatriz”, e ações que resultaram na construção do Palácio do Comércio e Indústria, onde fica localizada a sede da CDL, e do Centro de Convenções de Imperatriz (CCI), situado na rua Hermes da Fonseca, palco da Feira da Beleza e, a partir de 2020, da Feira Pet, outra ousada iniciativa da visão futurista de Chico Brasil.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »