MENU

09/04/2022 às 14h31min - Atualizada em 09/04/2022 às 14h31min

Ações de combate ao mosquito da dengue são intensificadas em Gurupi

Nicéia Menegon
Ascom Semus
Foto: Divulgação- Arquivo/Secom
Desde o início do ano os agentes de endemias de Gurupi promovem atividades de conscientização, de prevenção e combate às arboviroses, dengue, zika e chikungunya, provocadas pela picada do mosquito Aedes Aegypti. Além das atividades tidas como rotineiras, a Vigilância Epidemiológica promoverá mutirões de limpeza nos bairros da cidade, que começam na próxima segunda-feira, 11.

O objetivo da Secretaria Municipal de Saúde – Semus, por meio das equipes de combate às endemias, é intensificar as ações de combate aos criadouros do mosquito transmissor dessas doenças.

Conforme o monitoramento dos índices de notificações, no período de 01 a 05 de abril, já foram registrados 54 casos suspeitos de dengue em Gurupi. Esse número corresponde à metade dos casos registrados nos primeiros três meses do ano. “É um número expressivo de notificações num período muito curto de tempo, apenas cinco dias”, pontua Halex Cavalcante Coutinho, coordenador da Vigilância Epidemiológica.

Os dados apontam que, no primeiro trimestre de 2022, 50% dos bairros de Gurupi notificaram casos positivos. O mapeamento dos dados, demonstra ainda que o centro da cidade possui o maior índice de notificações positivas para dengue, seguido pelos setores Parque Residencial Nova Fronteira, Waldir Lins e Jardim Medeiros, respectivamente.

 

Mutirões

Na próxima segunda-feira, 11, os agentes de combate às endemias estarão no setor Santa Rita promovendo um mutirão de limpeza, a partir das 08 horas. Serão realizadas inspeções nos quintais, assim como eliminação de possíveis criadouros do mosquito Aedes, além de orientações quanto à prevenção e aos cuidados para evitar a proliferação do mosquito. Também serão distribuídos sacos de lixo, caso algum morador precise.

Já na outra segunda-feira, 18 de abril, o mutirão passará pelas ruas, residências e comércios do setor Bela Vista.

“Os dias de chuvas têm diminuído e, com isso, podem ocasionar acúmulo de água em recipientes desprotegidos e o sol que tem aparecido constantemente faz a combinação perfeita para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e Chikungunya”, explica Cristiane Silva Neves, coordenadora da área de endemias, da SEMUS.

Os mutirões de conscientização e limpeza seguirão um cronograma e acontecerão em diversos setores de Gurupi, onde pretende-se recolher resíduos que acumulam água, como garrafas, vasos sanitários, bacias, tambor, pneus, vasilhas, entre outros. Vale ressaltar, que entulhos, eletrodomésticos, poda de árvore e móveis velhos, não encaixam nas categorias de recolhimento.

 

Transmissão

A dengue é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti. Após picar uma pessoa infectada com um dos quatro sorotipos do vírus, a fêmea pode transmitir o vírus para outras pessoas. Há também registro de transmissão por transfusão sanguínea.

Vidros, potes, pratos, vasos de plantas ou flores, garrafas, latas, pneus, panelas, calhas de telhado ou qualquer outro recipiente que possa acumular água, são suficientes para se tornarem criadouros do mosquito. Manter recipientes como caixas d’água, barris, tambores, tanques e cisternas devidamente fechados também é importante.

Por isso, é importante combater o mosquito da dengue, fazendo limpeza adequada e não deixando água parada em pneus, vasos de plantas, garrafas, pneus ou outros recipientes que possam servir de reprodução do mosquito Aedes Aegypti.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »