MENU

07/04/2022 às 20h19min - Atualizada em 07/04/2022 às 20h19min

Candidaturas femininas serão destaques na Região Tocantina nas eleições deste ano

Holden Arruda
Colaborador
Valéria Macedo, Janaina Ramos, Mariana Carvalho e Raymara Lima - Foto: Divulgação
 
Candidaturas femininas tendem a ter maior destaque nas eleições deste ano se comparado às eleições anteriores. O estímulo a essas candidaturas estão entre grupos políticos, definem busca por espaço de poder e debatem questões sociais, pontos que tem estimulado candidaturas exitosas e que este ano devem se consolidar como prioritárias. A sensibilidade, a causa e consequentemente o desejo de ter mais representatividade do grupo social que possui a maioria dos votos, com 52% do eleitorado, segundo dados do TRE, também deve aquecer esse grupo em busca pelo voto e pelo mandato.

Aqui na região tocantina, pelo menos 4 nomes já se destacam: a deputada estadual (enfermeira, secretaria de Saúde e primeira procuradora da Mulher na Assembléia Legislativa), cujo currículo denota seu empoderamento em sinergia com o universo feminino, Valéria Macedo (PODEMOS), Janaína Ramos (REPUBLICANOS) que vem a ser a esposa do prefeito Assis Ramos, Mariana Carvalho (PSC) e Raymara Lima (PODEMOS).

O fortalecimento dessas candidaturas femininas também aponta uma demonstração além do  empoderamento, a confiabilidade do eleitor, mesmo sendo a minoria entre os gêneros que ocupam mandatos, as lutas e estímulos para que essas vagas se igualem são constantes. Valéria Macedo, por exemplo, quando no mandato, foi autora do Projeto de Lei que resultou na criação da Procuradoria da Mulher na AL.

Apesar de terem ocupados cargos importantes ou participado de eleições expressivas, como o caso de Mariana, apenas a enfermeira Valéria Macedo conquistou mandato em duas oportunidades. As demais, não menos aguerridas, chegam com enormes chances de obter sucesso, tendo na bagagem grandes apoios, como Raymara que terá em seu palanque o ex-prefeito Sebastião Madeira e Janaina Ramos, como já dito, esposa do atual prefeito de Imperatriz, Assis Ramos. Mariana Carvalho, talvez a única com discurso conservador e bolsonarista, ocupou cargo de destaque no governo federal, o que a projetou grande destaque em toda a região.

Pautas sociais, de defesa da mulher, contra a violência doméstica, conservadorismo e família, devem ser o tom da campanha feminina, que ainda se consolidam com boas estratégias e principalmente, o bom auxilio dos seus maridos/esposos, afinal, ao lado de uma grande mulher também estará um grande homem. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »