MENU

06/04/2022 às 15h39min - Atualizada em 07/04/2022 às 00h01min

Como preparar os jovens para tomar decisões difíceis: “A Contrapartida” é um thriller para quem quer fazer a escolha certa

Na série de Uranio Bonoldi, o personagem principal toma uma decisão que muda a sua vida e a daqueles ao seu redor para sempre

SALA DA NOTÍCIA / Graziela Massonetto
Ao trabalhar por muitos anos como executivo e agora como consultor, Uranio Bonoldi percebeu que muitas pessoas e empresas necessitavam de uma metodologia de tomada de decisão para que esse processo se tornasse mais consciente e seguro para as lideranças. Ele desenvolveu um método, que na prática se mostrou bastante eficaz, mas ainda precisava de uma maneira eficiente para difundi-lo, e foi então que surgiu a ideia de colocar tudo isso em um livro – “Decisões de Alto Impacto” será lançado ainda no primeiro semestre de 2022.

Porém, algo ainda incomodava o escritor: como conseguir chamar a atenção do público mais jovem para o tema, já que é na adolescência que começamos a tomar decisões difíceis que requerem uma maior análise e uso da razão? “Através de muitas pesquisas, descobri que existe forte interesse, em adolescentes, – no público jovem adulto, por histórias de suspense, os famosos thrillers. Resolvi então escrever uma história de ficção, um suspense, que mostrasse as consequências das más escolhas, e por que eventualmente recorremos a elas durante a vida”, relata. E assim nasceu “A Contrapartida”, o primeiro livro de Uranio Bonoldi, lançado em 2019.

A resposta foi muito maior do que ele esperava: o livro alcançou o primeiro lugar nas vendas da Amazon dentro da categoria de thrillers e essa boa recepção o convenceu de que existiam mais histórias a serem contadas dentro daquele universo. Quando ainda estava desenvolvendo o primeiro livro, Uranio percebeu que não seria possível explorar tudo o que desejava dentro do campo das escolhas e decisões. Portanto, a sequência permitiu que ele desenvolvesse melhor algumas situações e aflorasse certos personagens. “O resultado de tudo isso tem sido maravilhoso. A cada dia me surpreendo mais com a resposta das pessoas em relação a esse trabalho”, diz o autor.

Em “A Contrapartida”, a história de Otávio, que faz de tudo para não frustrar a mãe e honrar a memória do pai, e sua governanta, Iaúna – nascida em uma tribo indígena já extinta, atraem os leitores que buscam por uma narrativa de ficção. “Aos 14 anos, o personagem principal toma uma decisão que muda a sua vida e a daqueles ao seu redor para sempre, sem ponderar muito bem as consequências trágicas. O enredo é envolvo em suspense e mistério, o que entretêm e envolve o leitor”, comenta Uranio. Ele ainda deixa a provocação: “se estivesse no lugar dos personagens, qual seria a sua escolha? Qual decisão você tomaria?”

 
Sobre o autor:
Uranio Bonoldi é palestrante e especialista em negócios e tomada de decisão, é professor do Executive MBA da Fundação Dom Cabral, onde leciona sobre "Poder e Tomada de Decisão". Educado pelo método Waldorf, sua graduação e em seguida a pós em administração de empresas foi feita na FGV-SP. Atuou em grandes empresas como diretor e CEO.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »