MENU

05/04/2022 às 22h24min - Atualizada em 05/04/2022 às 22h24min

Projeto Jiu-Jitsu nas Escolas é retomado

Projeto estava sem atividades desde 2019, período de início da pandemia do novo coronavírus no Brasil e no Mundo

Dema de Oliveira
Jornal O PROGRESSO
Desde 2017 o projeto ensina estudantes da rede municipal de ensino e objetivo é aumentar oferta de vagas - Foto: Divulgação
 
A Secretaria Esporte Lazer e Juventude (Sedel), retomou com o Projeto Jiu-Jitsu nas Escolas. Projeto estava sem atividades desde 2019, ocasião do início da pandemia do novo coronavírus no Brasil e no Mundo. A cerimônia de abertura oficial, da nova etapa do projeto, acontecerá dia 24 de abril em local que ainda será definido, com a presença de autoridades locais.

Nesta terça-feira (5), foram entregues aos alunos os novos quimonos. O projeto voltou a ter aulas de Jiu-Jitsu, com foco no alto rendimento dos jovens alunos, que estão sendo realizadas na quadra do Complexo Esportivo Barjonas Lobão. Posteriormente as ações serão estendidas para o Recanto Universitário. Um estudo já está sendo feito para criar o terceiro núcleo, em local que ainda será definido pela secretaria.

De acordo informações do professor Dênnis Venceslau, coordenador do Projeto Jiu-Jitsu nas Escolas, estão sendo realizados novos recadastramentos, além de contato com escolas da rede municipal, próximas dos dois núcleos, Complexo Esportivo Barjonas Lobão e Recanto Universitário. Esse passo é necessário, para serem catalogados novos alunos e assim dar sequência ao projeto.

O projeto Jiu-Jitsu nas Escolas, foi lançado em setembro de 2017, com 50 alunos de escolas da rede municipal localizadas na área central da cidade. Pelo sucesso da primeira turma, equipe da Sedel providenciou a criação de mais um núcleo, e foi lançado o do Recanto Universitário, em agosto de 2018, com mais 50 alunos. Entre os ensinamentos dados às crianças, estão os rolamentos e modo de caída, para depois serem ensinados os golpes. As aulas são realizadas gradualmente, para que as crianças possam assimilar o que é apresentado pela equipe da Sedel. São passadas também as questões de hierarquia, entrada e saída do tatame, respeito pelo outro competidor e pelo professor.

“Os alunos que as escolas já selecionaram, que já foram inscritos, estão sendo beneficiados com material como quimonos, faixas, material tudo certinho, e já estão frequentando as aulas na quadra do Complexo Esportivo Barjonas Lobão, com o professor Romilson Pereira, às terças e quintas”, destacou Dênis Venceslau.

O secretário de Esportes, Luiz Gonzaga Pereira de Souza, destacou a retomada do projeto, e relatou a satisfação por isso ter ocorrido. “Sabemos da importância desse projeto, que já revelou talentos para nossa cidade, que atualmente já disputa competições mundo afora, como exemplo, o Luan Patrick”.

Luiz Gonzaga destacou também que será iniciado nos próximos dias, o projeto envolvendo outra arte marcial, o Taekwondo. “Já está para ser iniciado, por determinação do prefeito Assis, que sempre tem dado suporte para que a gente possa realmente dar continuidade a esses projetos sociais importantes na área do esporte”, comenta.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »