MENU

05/04/2022 às 20h17min - Atualizada em 05/04/2022 às 20h17min

Alunos da Escola Darcy Ribeiro recebem palestra educativa de trânsito

Uso correto dos dispositivos de segurança e conscientização foram os temas debatidos

Islene Lima
Ascom-ITZ
O uso de equipamentos de segurança em motocicletas também foi debatido, já que muitos dos alunos são levados a escola com esse transporte - Foto:Ascom/ITZ
 
Conscientizar e debater sobre as práticas mais seguras no trânsito, faz parte do projeto Educação para o Trânsito, que visa levar conhecimento aos que já dirigem e aos futuros motoristas. Diante disto, dando continuidade ao cronograma de ações desenvolvidas pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Trânsito e Transportes (Setran), que alunos da Escola Municipal Darcy Ribeiro, no Parque São José, participaram de uma palestra de conscientização sobre direitos e deveres.

Com temas sobre o uso correto dos dispositivos de segurança, conscientização em faixas de pedestres, cooperação, cordialidade no trânsito, direção defensiva, sinistros, cuidados com o transporte seguro de crianças, transporte de animais domésticos, entre outros assuntos, foi possível levar informação de forma lúdica aos estudantes.

A coordenadora do projeto, Teresinha Miranda, explica que todas as ações voltadas para educação no trânsito são elaboradas de acordo com cada palestra. Ela destaca que todas as informações são apresentadas conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), com objetivo principal de salvar vidas através do conhecimento que deve ser incluído no meio social desde criança.

“Educação muda tudo, o nosso trabalho é de prevenção e conscientização, sabemos que a maioria dos acidentes e mortes poderiam ter sido evitados se o motorista, pedestre, ou ciclista tivessem colocado em prática o básico, que é evitar falar ao telefone quando estiver dirigindo, tivesse parado na faixa de pedestre, não dirigisse após ingerir bebida alcoólica, usasse o cinto de segurança, ou seja, são regras que devem ser feitas, porém, muitos não seguem”, afirma Teresinha.

Além da palestra na escola Darcy Ribeiro, o cronograma de ações e palestras dessa semana ocorrerá dia 05 na Escola Dom João VI; dia 06 na Escola Tocantins; dia 07 Escola Eliza Nunes; e dia 08 ação educativa externa.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »