MENU

01/04/2022 às 19h23min - Atualizada em 01/04/2022 às 19h23min

Baldez fala da retomada dos negócios e da importância da parceria público-privada na abertura da Feira do Empreendedor

Evento do Sebrae conta com patrocínio do SESI/SENAI e marca retorno aos eventos empresariais presenciais

Coordenadoria de Comunicação e Eventos do Sistema FIEMA
Edilson Baldez representou a classe empresarial na abertura da Feira do Empreendedor - Foto: Divulgação
 
SÃO LUÍS - O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), Edilson Baldez, representou as entidades empresariais do Maranhão (FIEMA, CDL, FCDL, ACM e Fecomércio) na solenidade de abertura da 10ª edição da Feira do Empreendedor, promovida pelo Sebrae-MA, que transformou o Multicenter Negócios e Eventos de  São Luís na capital brasileira do empreendedorismo. 
 
 Baldez ressaltou a satisfação de participar da Feira, que simboliza o momento de retomada dos negócios depois da turbulência da covid-19. “Parabenizo o presidente do Conselho do Sebrae, Raimundo Coelho, a diretoria e os colaboradores da entidade pelo grande evento”.  

 O líder empresarial da indústria maranhense também enfatizou a importância das parcerias que ajudaram a concretizar a iniciativa. “A Feira é uma conjunção de esforços das entidades junto ao Sebrae, tendo também como parceiro o Governo do Estado, reforçando ainda mais a importância da parceria entre o poder público e a iniciativa privada”, disse Baldez. 

 PLANO DIRETOR DE SÃO LUÍS - Presente ao evento, o prefeito de São Luís, Eduardo Braide, anunciou ao presidente Edilson Baldez e a todos os empresários presentes ao evento que, na próxima semana, encaminha para a Câmara Municipal o novo projeto do Plano Diretor de São Luís que, segundo ele, deve ser votado ainda neste primeiro semestre de 2022.  

 “Eu deixei para fazer um anúncio hoje, aqui, na Feira do Empreendedor com esse nome de empreendedorismo. De algo que a cidade de São Luís espera há muito tempo, que é esperado por muitos empreendedores que acreditam em nossa cidade e que querem empreender. Na semana que vem, eu encaminharei à Câmara Municipal, já, a mensagem com o novo plano diretor da cidade de São Luís, algo que é esperado há muito tempo, que vai fazer a nossa cidade ter os empreendimentos necessários para gerar emprego, para gerar renda, mas sem descuidar, também, do compromisso e o equilíbrio necessário de preservar o que de bom existe em nossa cidade. E foi por isso que passamos esse tempo fazendo esse trabalho. A mensagem com as sugestões ao novo plano diretor já estarão para ser votadas na Câmara Municipal. E tenho certeza que, ainda nesse primeiro semestre, a gente terá o plano diretor da cidade de São Luís”, destacou o prefeito de São Luís, Eduardo Braide. 

 “A FIEMA tem uma atuação muito forte no sentido de promover uma discussão aprofundada do plano diretor. A sociedade precisa definir pontos e ações que destravem esse processo em favor do desenvolvimento da cidade. A legislação que temos é antiga e é preciso atualizar para que se permita fazer melhor uso da cidade. Inúmeros investimentos estão suspensos ou paralisados por uma insegurança jurídica dada pela indefinição de legislação pertinente que permita que estes empreendimentos produtivos possam ser implantados sem restrições ou pendencias legais. A insegurança jurídica prejudica não só aos empresários, mas, sobretudo a sociedade. Esse anúncio do prefeito Eduardo Braide é uma grande notícia para toda a cidade”, enfatizou o presidente da FIEMA, Edilson Baldez.  

 ABERTURA - Pela FIEMA, também prestigiaram a solenidade de abertura da Feira do Empreendedor, os vice-presidentes executivos da FIEMA, Celso Gonçalo e Cláudio Azevedo, além do 1º secretário, Pedro Robson Holanda, o 1º tesoureiro, João Batista Rodrigues, a coordenadora regional do IEL, Michele Frota, o diretor regional do SENAI, Raimundo Arruda, o superintendente da FIEMA, César Miranda, e o superintendente do SESI-MA, Diogo Lima. 
 
 INDÚSTRIA EMPREENDEDORA – A FIEMA e o Sebrae são entidades irmãs, parcerias e interessadas no desenvolvimento do Estado. Dessa forma, durante Feira do Empreendedor, SESI, SENAI e IEL-MA apresentam uma série de ações e serviços para os visitantes do Multicenter Negócios e Eventos.  

 O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), por exemplo, estreou na feira do Sebrae com a palestra “Revolução 4.0: nada será igual!”, ministrada pelo coordenador de Educação Profissional, Tecnologia e Inovação da entidade, Gilberto Lopes. Nas discussões, as tecnologias que habilitam para a indústria 4.0, a exemplo da internet das coisas, computação em nuvem, big data e inteligência artificial, que estão transformando o setor industrial e, logo, o perfil do profissional demandado pelo mercado de trabalho. Ainda como parte da programação, o SENAI-MA apresenta soluções nas áreas de capacitação e inovação, com os programas Emprega Mais, Brasil Mais e Contrate-me, assim como o Marketplace e Aprendizagem 4.0, todos em exibição no estande do Sistema FIEMA. 

 Já o SESI integra a programação com oficinas do Programa SESI Alimentação Saudável. A proposta é orientar os participantes no preparo de receitas práticas. “Tudo que tem a ver com confeitaria me interessa muito. E eu gostei muito dessa receita do SESI do bolo funcional”, disse Agda Stella Cunha Mainoth, enfermeira de profissão e boleira de coração, que se inscreveu na oficina de preparo do bolo funcional no primeiro dia da feira. “Vou acompanhar todas as oficinas do SESI da programação”, acrescentou.  

 Ainda nesta sexta-feira, 01, o SESI apresenta aos empreendedores o SESI Facilita, uma ferramenta digital intuitiva para a gestão de saúde e segurança do trabalho às micro e pequenas empresas. O assessor do SESI-MA, Sérgio Chaves, comandará a explicação, programada para as 20h, no espaço Lab do Sistema S, próximo ao estande do Sistema  FIEMA. 

No mesmo horário, às 20h, no espaço Cozinha Show, começa a oficina de Geleia em Compotas para os interessados em empreender na área de alimentos.  

 IEL NA FEIRA - Ações sobre estágio, Programa Jovem Aprendiz e IEL Conecta serão destaque do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-MA) na Feira do Empreendedor. O Instituto fará o cadastramento de profissionais e vagas de emprego pela plataforma IEL Conecta, destinada a interligar candidatos e empresas, permitindo o cadastro gratuito de vagas e de currículos, possibilitando a pesquisa das oportunidades de emprego e encaminhando o candidato para a vaga de interesse. 
 Além dos serviços, no domingo, 3, às 17h30, o IEL tem programada a palestra “Gestão de tempo e produtividade no seu dia a dia”, tema que será abordado pela administradora Bruna Licá. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »