MENU

30/03/2022 às 19h01min - Atualizada em 30/03/2022 às 19h01min

Com média de 13 Restaurantes Populares inaugurados ao ano, Maranhão tem a maior rede de segurança alimentar do Brasil

Da Redação
Secom/MA
Somente em 2022, já foram 35 restaurantes inaugurados - Foto: SECOM
 
Desde 2015, inaugurando uma média de 13 unidades ao ano, o Governo do Estado tornou a rede de Restaurantes Populares do Maranhão, que contava com apenas 6 unidades em São Luís, na maior do Brasil. Hoje, somando os Restaurantes Populares à cozinha comunitária de São Luís e a de Alcântara, o Estado totaliza 99 equipamentos em prol da segurança alimentar dos maranhenses.

O Governo do Maranhão segue com o ritmo intenso de inaugurações e vai entregar a 100ª unidade na cidade de Icatu, na quinta-feira (31). Somente em 2022, já foram entregues 35 restaurantes, os mais recentes foram inaugurados nas cidades de Bom Jesus das Selvas, Jatobá, Fortuna e Lago Verde.

Com refeições balanceadas ao preço de R$ 1,00, os Restaurantes Populares espalhados por todas as regiões do Estado vêm fazendo a diferença para os maranhenses em situação de vulnerabilidade social em tempos de recessão econômica nacional e crise sanitária. De 2015 a fevereiro de 2022, os equipamentos já acumulam 37.456.000 refeições servidas aos que mais necessitam.

O governador Flávio Dino destacou o papel social e econômico do Restaurante Popular na vida dos maranhenses no atual momento de crise em que o país atravessa.

“Os Restaurantes Populares são, hoje, o melhor e maior equipamento social que nós pudemos oferecer em meio a essa gravíssima crise, porque ele cumpre múltiplos papéis. Em primeiro lugar, possibilita acesso à alimentação digna; em segundo lugar, possibilita economia para as pessoas, mesmo que elas, eventualmente, possam pagar. Aqui têm acesso a uma alimentação de qualidade a um preço simbólico, na verdade e, com isso, conseguem economizar o dinheiro para investir em outras coisas nas suas casas, para as suas famílias. Em terceiro lugar, é fruto de um grande esforço de compreender que nesse momento de crise nacional, em que o desemprego está muito alto, nós precisamos fazer com que haja ampla união para que os resultados apareçam”, destacou o governador.

A secretária de Estado do Desenvolvimento Social, Larissa Abdalla, falou sobre o empenho do Governo do Maranhão em atingir 100 Restaurantes Populares inaugurados.

“Temos a maior rede de Restaurantes Populares do Brasil. A meta que o governador nos lançou foi uma meta extremamente desafiadora de chegar a 100 Restaurantes Populares. Isso é fruto da sensibilidade, do olhar diferenciado do Governo do Estado, que trabalha sempre por quem mais precisa, pelos mais vulneráveis e, realmente, em prol da segurança alimentar”, disse Abdalla.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »