MENU

28/03/2022 às 23h57min - Atualizada em 28/03/2022 às 23h57min

Projeto itinerante do MCom realiza última rota no Nordeste e percorre o RN

Técnicos da pasta visitam as cidades de Angicos, Guamaré, Pedro Avelino, Lagoa de Velhos e Canguaretama, gerando impacto na vida de 72 mil pessoas com a chegada do sinal digital de televisão

Da Redação
Imprensa/MCom
Foto: Divulgação - Gustavo Torquato/MCom

  
O projeto Digitaliza na Estrada percorre uma vez mais as rodovias federais e estaduais do Rio Grande do Norte, a partir desta terça-feira (29/3). Estão incluídas na última rota traçada os municípios de Angicos, Guamaré, Pedro Avelino, Lagoa de Velhos e Canguaretama, gerando impacto na vida de 72 mil pessoas com a chegada do sinal digital de televisão. O projeto itinerante é uma ação do Ministério das Comunicações (MCom) e teve início no dia 17 de janeiro, em Barcelona (RN).

Contudo, esta é a jornada que encerra esse ciclo do Digitaliza na Estrada, somando um percurso de 7,2 mil km rodados, ligando 49 cidades do Nordeste à era da digitalização. Serão quatro dias com sabor de despedida, assim como de dever cumprido. "O Digitaliza na Estrada nos serviu intensamente ao intuito de aproximar o Ministério das Comunicações e as pessoas, as cidades e seus desafios. Ainda temos um longo vinho até a conclusão da digitalização no país, mas está iniciativa nos deu a real dimensão do impacto deste trabalho na vida das pessoas", enfatiza o secretário nacional de Radiodifusão, Maximiliano Martinhão.

No dia 29, a equipe técnica do MCom chega a Angicos e visita a infraestrutura de transmissão instalada no início da tarde. De lá o grupo parte para Guamaré, na quarta. Em seguida, na quinta, é a vez de Lagoa de Velhos na quinta e, finalmente, conclui a jornada em Canguaretama, na sexta. São as últimas cidades do Rio Grande do Norte que, ao todo, contará com 13 visitadas. Todas integram um grupo de 29 municípios potiguares qualificados para receber do Governo Federal, no âmbito do programa Digitaliza Brasil os equipamentos de transmissão para digitalização das estações analógicas em operação.

DIGITALIZA BRASIL – O programa do MCom que está levando o sinal digital de TV a localidades que, até então, só contavam com o sinal analógico, despertou amplo interesse de gestores municipais. Ao final das três fases de convocação, 99% (1.627) das cidades chamadas indicaram o desejo de aderir ao Digitaliza Brasil.

Com a chegada do sinal digital, os canais que transmitiam suas programações de forma analógica precisam migrar para a nova tecnologia. De acordo com o levantamento do MCom, a mudança representaria a consignação de 4.006 canais. Do total de canais, 91% foram reivindicados pelas emissoras para migrarem para o sinal digital de TV.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »