MENU

25/03/2022 às 16h27min - Atualizada em 25/03/2022 às 16h27min

Livros & Leitura

Leia e comente.

Da Redação
GB Edições
   

Bolo Preto

A morte de Eleanor Bennett deixa um mistério para seus dois filhos, Byron e Benny: uma gravação, que revela o tumultuado relato de uma nadadora que escapa de sua ilha natal sob circunstâncias de vida ou morte, e um bolo preto, receita tradicional caribenha e iguaria familiar de longa data. Reunidos depois de anos sem contato, os irmãos tentam juntar os pedaços de um quebra-cabeça que parece colocar em dúvida tudo que achavam saber sobre si mesmos e sua família. Resta a Benny, ressentida com seu irmão e com segredos próprios, e a Byron, magoado e sofrendo com as perdas recentes, descobrirem se as revelações de Eleanor serão capazes de uni-los e fazer com que eles entendam melhor seus pais. Desenvolvido com maestria e delicadeza, o romance de estreia de Charmaine Wilkerson é cheio de traições, segredos e memórias afetivas que podem provocar consequências por gerações. Esta é a história de uma família marcada pelas escolhas de uma matriarca que tentou sobreviver a todo custo aos desafios da vida. Com 304 páginas, o lançamento é da Editora Paralela.
 

O Gesto e a Palavra

As transformações sociais, econômicas e políticas pelas quais o país passou são apresentadas sob o olhar arguto de Fernando Henrique Cardoso, a partir de sua posição estratégica e de intelectual e político, revelando uma perspectiva ampla do curso da reconstrução democrática nacional até os dias de hoje, por meio de comentários atuais sobre as discussões do contexto – as greves do ABC, a Constituinte de 1988, os impeachments de Collor e de Dilma – e de temas que permearam a discussão pública, como autoritarismo, terrorismo, corrupção, liberdade de expressão, desemprego, pandemia. “O Gesto e a Palavra” expõe as oscilações da democracia brasileira em chave que opera sua constante defesa, tratando-se, assim, de conjunto primordial para a reflexão em tempos desafiantes. Com 416 páginas, o livro é da Editora Companhia das Letras.
 

A Criança Otimista

O otimismo é essencial para uma vida plena. No entanto, ele não é um dom natural nem uma qualidade do caráter, mas uma ferramenta preciosa que pode ser aperfeiçoada desde a infância. Depois de muitos anos de pesquisas, o autor e psicólogo Martin Seligman demonstra que crianças pessimistas correm um risco muito maior de ficarem deprimidas, e constata que o otimismo pode ser desenvolvido ao superar desafios, lidar com frustrações e experimentar conquistas individuais. Neste ensaio perspicaz e inspirador, Seligman estimula os pais a pensar de forma diferente, propondo estratégias para transmitir satisfação e confiança a seus filhos. Ele descreve o desenvolvimento do Programa de Prevenção da Depressão da Universidade da Pensilvânia – no qual crianças aprendem na escola maneiras de se livrar do pessimismo e adotar atitudes otimistas – e o adapta ao uso doméstico. São ferramentas psicológicas que transformam a impotência em domínio dos próprios meios e fortalecem a autoestima de forma realista. Com 344 páginas, o livro está sendo lançado em e-book pela editora Objetiva.
 

O Idiota

Escrito originalmente em formato de folhetim, “O Idiota” narra as desventuras do jovem epilético Príncipe Míchkin. Dotado de uma pureza ímpar e expressando-se com sinceridade, este personagem choca-se com uma Rússia secular e desencantada, distante dos ideais cristãos de generosidade e movida por uma busca incessante por dinheiro e status. Ao retornar a São Petersburgo após um tratamento médico, Míchkin envolve-se em triângulos amorosos da alta sociedade, centrados na disputa pela atenção de Nastássia Filíppovna, uma beldade multifacetada, muitas vezes interpretada como louca pelos homens que a cortejam. Apesar das boas intenções, a presença do príncipe provoca uma série de conflitos que dinamitam aquele círculo social dependente de aparências. Em parte, romance de ideias, em parte, romance de costumes, que trata do nacionalismo russo e de um contexto sócio-histórico específico, a prosa de Fiódor Dostoiévski reluz, em especial, ao contrapor o idealismo de Míchkin com o niilismo individualista de Ippolit, um rapaz tuberculoso despreocupado com a ética de suas ações. Este livro oferece a análise severa e complexa que o mestre russo faz de uma sociedade moderna que perdeu seu norte moral – crítica que se mostra relevante até hoje, no capitalismo tardio. Afinal, que espaço há para as boas ações, a compaixão e a caridade em um mundo onde o dinheiro é a força motriz? As agruras do protagonista representam com agudeza a visão desoladora que Dostoiévski tinha de seu entorno, o que levou o escritor a defender as ideias contidas no romance até o fim de sua vida. Com 944 páginas, o livro é da Editora Penguin Companhia.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »